Programa Nuestra América - 04052022
O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às segundas- feiras, às 17h, com reprise às sextas-feiras, às 10h pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.
Nesta semana ouvimos muita música, além de notícias e dicas culturais.
Notícias
Madres de la Plaza de Mayo completa 45 anos
A Asociación Madres de Plaza de Mayo celebrou no sábado, 30 de abril, o 45º aniversário da luta contra a ditadura militar na Argentina de 1976 a 1983. A premissa do grupo era "Reivindicamos la lucha revolucionaria de nuestros hijos".
Chegaram à Casa Rosada, a sede do governo argentino, para rememorar aos seus filhos, vítimas do abuso e da violência que sofreram nas mãos das Juntas Militares.
“Reivindicamos a luta revolucionária de nossos filhos. Convocamos a todos aqueles que nos acompanharam sempre a recordar e abraçar aqueles que não deixaram nunca de lutar”, diz o comunicado da Associação.
A reivindicação começou na sexta-feira passada na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, com a apresentação do livro "Norita, la madre de todas las batallas", de Gerardo Szalkowicz, biógrafo de Nora Cortiñas, uma das mães dos desaparecidos.
Enquanto no sábado se realizou série de homenagens às ativistas por parte de instituições docentes e culturais do País.
Ainda no sábado passado, as mães voltaram a rodear a pirâmide da Plaza de Mayo que tem servido como sede de seus múltiplos protestos.
As mães dos desaparecidos se reuniram na Plaza de Mayo pela primeira vez em 30 de abril de 1977 para solicitar o regresso com vida de seus filhos. Logo, exigiram conhecer a identidade dos criminosos, assim como sua devida judicialização.
Durante a época da ditadura se violentou mais de 30.000 pessoas, muitos deles registrados como desaparecidos.
Ainda que as madres e sua rede de colaboração foram perseguidas e coagidas durante anos, lograram converter-se em um referencial de resistência mundial.
Com informações da Telesur TV
Clube de Leitura do Memorial da América Latina discute conto do escritor uruguaio Mario Benedetti
O Clube de Leitura Ler a América Latina apresenta o conto "O dezenove", do escritor uruguaio Mario Benedetti, no segundo encontro da temporada, que tem como tema a virada do milênio. A conversa será no próximo sábado, 7 de maio, às 10h.
Mario Benedetti é considerado um dos mais importantes escritores uruguaios da atualidade. Possui vasta obra e conquistou diversos prêmios e honrarias. O conto "O dezenove" integra o livro Antologia pan-americana: 48 contos contemporâneos do nosso continente, organizado por Stéphane Chao, publicado pela editora Record em 2010.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online, no link: https://forms.gle/
Sobre Mario Benedetti
Nascido em Paso de los Toros, Uruguai, em 1920, Mario Benedetti é dono de vasta produção literária, que inclui poesia, contos, novelas e romances. Integrante da chamada Geração de 45, à qual pertencem também os escritores Idea Vilariño e Juan Carlos Onetti, sagrou-se mundialmente famoso com a novela A Trégua (1960). Exilado político, morou na Argentina, Peru, Cuba e Espanha.
Ao longo dos anos, conquistou inúmeros prêmios e honrarias e teve seus livros traduzidos em várias línguas. Sua obra traçou uma ponte entre o real e a ficção e retratou como poucos a vida latino-americana vista sob a perspectiva de seu pequeno e próspero país. Morreu em Montevidéu, em 2009, aos 88 anos. A Revista Nossa América número 56 fez homenagem ao centenário do escritor, em 2020, com a publicação de dois artigos, poemas e fotos e pode ser lida no link: https://memorial.org.br/
AGENDA CULTURAL
Marcia Cherubin apresenta show ‘Livre - O Canto da Mulher’ nesta quinta-feira (5)
A cantora Marcia Cherubin se apresenta nesta quinta-feira, dia 5, às 19h, no Saguão do Teatro Municipal de Santo André. Acompanhada do violonista Beto Marsola, parceiro de estrada há anos, ela fará uma apresentação intimista do show ‘Livre – O Canto da Mulher’.
No repertório do espetáculo músicas inéditas, numa chamada ao coração do que será o lançamento de seu quinto trabalho autoral, que remeterá à liberdade, direitos e identidades afetivas tão necessárias no universo da mulher. O show também trará canções próprias da cantora que fazem parte de seus quatro CDs anteriores, num resgate de questões sociais e humanas que marcam fortemente sua obra. Não perca. O Saguão do Teatro Municipal fica na Praça IV Centenário, s/n, no Centro. Entrada gratuita.
Exposição Passagens apresenta obras de todas edições do Salão de Arte Contemporânea de Santo André
Neste ano, o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto chega à 50ª edição. Criado em 1968, o evento abrigou neste período uma parte significativa dos movimentos artísticos brasileiros. Para marcar a data, a Prefeitura de Santo André preparou série de ações a serem realizadas neste ano. A primeira, a exposição Passagens – mostra respectiva com trabalhos selecionados a partir do acervo do Salão.
A exposição Passagens conta com 92 obras de todas as edições do Salão realizados desde 1968, além das edições do Salão Jovem de Arte Contemporânea, no período entre 1978 e 1982. Entre os artistas que integram a mostra estão Antonio Henrique Amaral, Luiz Sacilotto, Sofia Borges, Maria Auxiliadora, Sandra Cinto e Alex Valauri.
As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, na Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis
Ouça uma das canções de Marcia Cherubin
Comentários
Postar um comentário