Programa Nuestra América 27/04/2022 – Dia internacional do trabalhador e da trabalhadora

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às quartas- feiras, às 17h, pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

No programa desta semana lembramos o 1º de Maio, dia internacional do trabalhador e da trabalhadora. Teremos ainda notícias, dicas culturais.


E no próximo domingo, 1º, será comemorado o Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Em todo o mundo série de atividades serão realizadas para lembrar a data.

O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos na França decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.

Notícias

Centrais sindicais comemoram o 1 de Maio na Praça Charles Miller, em SP

 A Central Única dos Trabalhadores e outras centrais sindicais comemoram o 1o de Maio, Dia Internacional do trabalhador e da trabalhadora, com um ato na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo. O tema do encontro será emprego, direitos, democracia e vida.

 O evento, no próximo domingo, terá início às 10h. Além, do ato político, estão previstas séries de atrações musicais, como as cantoras Daniela Mercury e Lecy Brandão, além de Francisco, el Hombre, Dexter e DJ KL Jay. O evento terá transmissão pela TVT e pelas redes sociais.

Agenda cultural 

Memorial da América Latina realiza exposição inédita de Maureen Bisilliat 

O Memorial da América Latina inaugura a exposição No escuro, é Permitido Sorrir, de Maureen Bisilliat, com imagens extraídas dos filmes Andanças e Jequitinhonha: a Última Viagem. Os vídeos registram as viagens que a artista e seu companheiro Jacques Bisilliat fizeram por países latino-americanos e pela região do Vale do Jequitinhonha em Minas. A mostra poderá ser visitada a partir de 30 de abril, no espaço Gabo, ao lado do Pavilhão da Criatividade.

As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 17h. O Memorial da América Latina fica na Av. Mario de Andrade, 664, na Barra Funda em SP. Entrada franca. 

Exposição Pasteur, o cientista, está em cartaz no Sesc Santo André

A exposição Pasteur, o cientista, está em cartaz no Sesc Santo André. A mostra apresenta a vida e obra do francês Louis Pasteur, que viveu entre 1822 e 1895, e que com muita dedicação e paixão pelo fazer científico, contribuiu para a construção de conhecimentos e práticas que mudaram a história da humanidade. Sua principal obra foi a descoberta da vacina contra a raiva, doença infecciosa de origem viral que acomete mamíferos, inclusive o homem, e letal em praticamente 100% dos casos.

Visitas gratuitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h30 às 21h, e sábados e domingos, das 10h30 às 18h30. O endereço do Sesc é Rua Tamarutaca, 302, na Vila Guiomar.

Para entrar na unidade é necessário apresentar o comprovante da vacina contra a Covid-19 e documento com foto. E o Sesc recomenda o uso de máscara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina