Programa Nuestra América 23032022 – 50 anos do disco Clube da Esquina

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às quartas- feiras, às 17h, pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

No programa desta semana lembramos os 50 anos de um dos discos mais importantes da história da música brasileira: o álbum Clube da Esquina. Na trilha sonora, as canções do disco. Tivemos ainda notícias e as dicas culturais.

Abrimos o programa com duas canções do disco Clube da Esquina. Tudo o que podia ser e Cais.

O nome Clube da Esquina se refere a um grupo de músicos, compositores e letristas, surgido na década de 1960 em Belo Horizonte. Ele reunia figuras como Milton Nascimento, Toninho Horta, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes, Márcio Borges e Fernando Brant.

A sonoridade do Clube da Esquina é intensamente caracterizada como inovadora. Como característica desta sonoridade inovadora, têm-se por exemplo, uma fundição das inovações trazidas pela Bossa Nova com elementos do jazz, do rock e, principalmente dos Beatles, além de música folclórica dos negros e mineira, música erudita e música hispânica.

Nos anos 70, esses artistas tornaram-se referência de qualidade na MPB pelo alto nível de performance e disseminaram suas inovações e influência a nível mundial. A inovação musical do Clube da Esquina e sua sonoridade específica faz com haja a proposta por parte de fãs, da crítica e também de estudiosos, que o Clube seja considerado mais do que um grupo, um movimento musical.

Em seguida ouvimos as faixas O Trem Azul e Nuvem Cigana. Lançado em março de 1972, o álbum Clube da Esquina chega aos 50 anos com muita jovialidade. Com influências sonoras das odisseias dos mineiros, o disco queria mudar o mundo. Inseminado por jovens que cresceram em uma Minas Gerais com explosão de inventividade musical.

Ouvimos também Dos Cruces e Cravo e Canela, Um Girassol da cor do seu cabelo, San Vicente.

Para quem saber um pouco mais sobre o Clube da Esquina existe uma série de livros, Um deles, Os Sonhos não envelhecem, de Márcio Borges. E se você quiser, pode conhecer também o local onde surgiu o Clube da Esquina. Que na verdade não é um cube, e sim uma esquina, localizada no cruzamento das ruas Divinópolis e Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Atualmente há também um passeio pela capital mineira onde é possível conhecer outros locais como o edifício Levy, onde morava a família Borges.

Há também o Museu do Clube da Esquina, na Rua Paraisópolis, no Bairro Santa Tereza.

Notícias

Argentina lembra os 46 anos do golpe civil militar

E os argentinos lembram nesta quinta-feira, dia 24 de março, o golpe que implantou uma das ditaduras militares mais sangrentas do continente. Entre as entidades que realizam manifestações, as Avós da Plaza de Mayo, que convoca a população a voltar às ruas. Em Buenos Aires manifestação será na Plaza de Mayo. Abaixo, alguns dos lemas da manifestação:

A 46 años del golpe Genocida, reafirmamos la lucha
MEMORIA para defender la soberanía
VERDAD para las y los desaparecidos
JUSTICIA para el pueblo

Ni perdonamos, ni olvidamos!

AGENDA CULTURAL

Blues Etílicos e Siba são atrações do Sesc Santo André no fim de semana

O blues da banda Blues Etílicos e os ritmos nordestinos de Siba são as atrações do Sesc Santo André no próximo fim de semana. Na sexta-feira (25), às 21h, o grupo de blues carioca há mais tempo em atividade no Brasil apresenta o show de lançamento de seu disco comemorativo: “Blues Etílicos 35 anos”. 

E no sábado, dia 26, às 20h, o músico pernambucano Siba sobe ao palco do teatro do Sesc Santo André. Acompanhado por Mestre Nico e Rafael dos Santos, o músico apresentará canções de seu álbum mais recente, Coruja Muda, além de outros trabalhos.

Para os dois shows os ingressos custam de R$ 20 a R$ 40 e estão á venda no local. Indicação: livre. O endereço é Rua Tamarutaca, 302, na Vila Guiomar.

Para ingressar no Sesc é preciso apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 e documento com foto. É obrigatório o uso de máscara no local.

    O músico Siba se apresenta no Sesc Santo André acompanhado de Mestre Nico e Rafael dos Santos 

E para terminar o programa, ouvimos a canção Coruja Muda, de Siba

https://www.youtube.com/watch?v=7VJbpRABrvk&list=OLAK5uy_n_s6yTemhbjI3-fo95Jolmz8c7swGIDK4

Fique bem, continue usando máscara e tome a vacina, pois a pandemia não acabou. Vamos vencer a pandemia e o pandemônio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina