Programa Nuestra América 23/02/2022

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às quartas- feiras, às 17h, pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

O retorno das tradicionais Llamadas do Carnaval uruguaio e a música brasileira mais gravada em todo o mundo foram alguns dos destaques do programa nesta semana. Que teve ainda notícias e dicas culturais.

Na trilha sonora da semana, músicas do CD Águas da Amazônia, do grupo mineiro Uakti, que reúne série de composições de Phillip Glass.

Volta das Llamadas no Uruguai

E reportagem do site UOL informa que depois de dois anos, devido à pandemia do novo coronavírus, o Carnaval estará de volta ao Uruguai. As ‘Llamadas’, com os tradicionais tambores da festa retornam às ruas para a realização da festa com seus ritmos e danças e roupas coloridas. Os participantes tomam medidas de precaução por conta da pandemia.

Um dos eventos mais esperados das comemorações carnavalescas no país, as Llamadas são o desfile oficial das "comparsas". Herança da cultura africana, esses grupos reúnem uma corda com cerca de 30 tambores, um corpo de baile e diferentes personagens que representam a cultura negra.

Assistir ao desfile é quase um ritual: gigantes, as bandeiras coloridas, com estéticas africanas, passam em voos rasantes sobre as cabeças de quem está na plateia. As mais animadas são as crianças, que levantam os braços na tentativa de alcançar o tecido e se divertem jogando espumas coloridas

Depois das bandeiras, o som dos tambores — chamado "candombe" que trazem o calor da batida. Nos pés, os tamborileiros vestem sempre alpargatas brancas, em referência às sandálias utilizadas pelos escravos africanos. Potentes, as batidas dos tambores fazem o peito de quem estiver por perto estremecer por dentro.

Junto aos tambores vem a dança das bailarinas, com roupas brilhantes e sandálias altas. Vêm também personagens como o "gramillero" e a "mama vieja", que representam a sabedoria do homem e da mulher negros de idades avançadas.

Para celebrar a festa, ouvimos a llamada Isla de Flores 2022

https://www.youtube.com/watch?v=yhVJPQNl0I4

Garota de Ipanema é música brasileira mais gravada

E Garota de Ipanema é música brasileira mais gravada em todo o mundo. É o que informa relatório do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o famoso ECAD.

A música de Vinicius de Moraes e Tom Jobim já foi registrada 423 vezes, desbancando Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, que teve 416 gravações.

Completam os cinco primeiros lugares Carinhoso, de Braguinha e Pixinguinha, com 414 registros, Asa Branca, de Humberto Teixeira e Gonzagão, com 361 e Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antonio Maria. (Metro)

E ouvimos então a versão de Garota de Ipanema na voz da cantora Alisha e Stevie Wonder, ao vivo no Rock in Rio 2011.

https://www.youtube.com/watch?v=7nIWl9TUX8E

Notícias

Morre no Chile a última nativa falante da língua indígena Yaghan

E morreu na semana passada no Chile a última nativa falante da língua indígena Yaghan. Cristina Calderon, de 93 anos, morreu de Covid-19 na região de Magallanes. Em seu Twitter, Lidia Gonzalez, irmã de Cristina, escreveu: Eu senti muito não estar com você no momento de sua passagem. Tenha certeza que tudo que eu faço é em seu nome e no de nosso povo. Lidia Gonzales é vice-presidente da Convenção que prepara a nova Constituição Chilena.

Nascida em 1928 na Isla Navarino, Calderon viveu sua vida em Villa Ukika, onde mantinha seus costumes e credos dos seus ancestrais, nômades que utilizavam canoas que há seis mil anos habitaram o arquipélago da Tierra Del Fuego.

Uma membro ativa de sua comunidade, ela aprendeu espanhol desde jovem e trabalhou por muitos anos fazendo os tradicionais cestos Yaghan, uma longa tradição que a ajudou a cuidar de nove filhos e 14 netos. (Telesur)

Colômbia descriminaliza aborto até o sexto mês de gestação

E a Colômbia descriminalizou nesta semana, o aborto nas primeiras 24 semanas de gravidez, numa decisão inédita no país, de maioria católica, e que o coloca na órbita dos países latino-americanos que liberaram essa prática. Com a sentença do Tribunal Constitucional, as mulheres poderão decidir sobre a interrupção da gravidez por qualquer motivo até o sexto mês de gestação, sem serem punidas por isso.

Até agora, o aborto só era permitido em caso de estupro, se a saúde da mãe estivesse em risco ou quando o feto apresentasse uma má-formação que comprometesse sua sobrevivência. Nos demais casos, previa punição com sentenças de até quatro anos e meio de prisão. 

Não se trata, contudo, da eliminação do crime de aborto do Código Penal - ele continuará a ser punível após 24 semanas quando as três causas não estiverem envolvidas -, como solicitaram as organizações feministas. Após os seis meses de gestação, passam a vigorar as condições já fixadas pelo tribunal, explicaram os juízes.

Assim, o país torna-se o quinto da América Latina a flexibilizar o acesso ao aborto, que é permitido na Argentina, Uruguai, Cuba e Guiana. No México, é autorizado até 12 semanas em algumas regiões. (Metro)

Agenda cultural

Exposição de Sebastião Salgado, Amazônia, em cartaz no Sesc Pompeia

O Sesc Pompeia, em São Paulo, recebe até o mês de julho a exposição Amazônia, com fotografias de Sebastião Salgado. Esta é a primeira vez que o público brasileiro poderá conferir a atração, que já percorreu cidades como Paris, Roma e Londres.

São mais de 200 fotografias que retratam em preto e branco a imersão do fotógrafo na floresta amazônica e na rotina dos povos originários da região durante sete anos.

Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, mulher de Sebastião Salgado, a exposição é imersiva e leva o visitante para um mergulho no coração da Amazônia para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar o ecossistema imprescindível para o planeta.

“Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, comenta Lélia ao site do Sesc Pompéia.

O Sesc Pompeia fica na Rua Clélia, 193, no bairro da Pompeia, em São Paulo. Visitas gratuitas de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e domingos, das 10h às 18h.



    Foto da exposição Amazônia, de Sebastião Salgado - Crédito: Sebastião Salgado/Sesc-SP

Show de 40 anos do Tarancón no Sesc Santo André

O grupo Tarancón chega aos 40 anos de estrada com apresentação no Sesc Santo André na próxima sexta-feira, dia 25. No programa, músicas de compositores e intérpretes latino-americanos como Violeta Parra, Mercedes Sosa e Milton Nascimento. O público terá a oportunidade de conferir também canções do Tarancón, como Sube, de Victor Herédia e Canto Lunar, de Denise Emmer.

O Tarancón é um grupo brasileiro, fundada na década de 1970 com o intuito de divulgar os ritmos e canções da América Latina. Na sua formação, músicos de vários países.

A apresentação será na sexta-feira, dia 25, às 21h. Ingressos de R$ 20 a R$ 40. O endereço é Rua Tamarutaca, 302, na Vila Guiomar. Indicação: 12 anos. Para entrar é necessário apresentar a comprovação da vacina contra a Covid-19 e documento com foto. É obrigatório o uso de máscara no local.

Eis ai uma oportunidade para conhecer um pouco mais do trabalho do grupo e da canção latino-americana.

No programa, ouvimos a canção Canto Lunar, de Denise Emmer

https://www.youtube.com/watch?v=mVaud1eBrZw

E terminamos o Nuestra América com uma história inusitada:

A Central de Achados e Perdidos da CPTM devolveu uma mochila com equipamentos eletrônicos, documentos e uma quantia de dinheiro para um turista argentino que havia perdido a bolsa no final de janeiro. Na mochila itens, como notebook e tablet, além de livros e da quantia em dinheiro num total de 9 mil dólares.

A mochila foi encontrada por um vigilante que fazia ronda de rotina na estação da Luz e entregue para a equipe de atendimento da estação que realizou todo procedimento de identificação e protocolo para posterior envio à Central de Achados e Perdidos. 

Os funcionários da CAP localizaram os comprovantes de hospedagens dos turistas. Quando já estavam instalados no hotel, em Guarujá, Marcos recebeu a ligação da CPTM informando que todo o seu equipamento havia sido encontrado.

“Era equipamento de trabalho e ficar sem todo esse material seria um enorme transtorno. Receber de volta esses equipamentos e o dinheiro, parte das nossas economias para as férias, é muito importante, significativo e gratificante. Seremos sempre gratos ao trabalho da CPTM e quero destacar a honestidade, integridade de todos os empregados que encontraram a mochila, viram que tinha muito valor material e, mesmo, assim devolveram”, contou Marcos. (Rádio ABC)

Fique bem, continue usando máscara, mantendo o distanciamento social e as mãos sempre limpas. E quando puder, tome a vacina, seja ela qual for. Vamos vencer a pandemia e o pandemônio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina