Nuestra América especial 25 anos do Buena Vista Social Club

 O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às segundas- feiras, às 17h, com reprise às sextas-feiras, às 10h pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

 Nesta semana apresentamos um especial sobre os 25 anos do disco Buena Vista Social Club, a trilha sonora do programa. E no final, as dicas culturais.

                                               Crédito: Wikipedia

Confira as canções no link:

https://www.youtube.com/watch?v=o5cELP06Mik&list=PLetv3SCC-r3bPinnDE7jWxKPJc-mpEalB

Buena Vista Social Club é um conjunto de músicos cubanos fundado em 1996. O projeto foi organizado pelo executivo Nick Gold, produzido pelo guitarrista norte-americano Ry Cooder e dirigido por Juan de Marcos González. Eles deram ao grupo o nome de um clube de membros homônimos no bairro Buenavista de Havana, uma casa de espetáculos que era popular na década de 1940. Para mostrar os estilos populares da época, como bolero e danzón, eles recrutaram uma dezena de músicos veteranos, muitos dos quais estavam aposentados há muitos anos.

E Buena Vista Social Club também é o nome do álbum do grupo gravado em março de 1996 e lançado em setembro de 1997, tornando-se rapidamente um sucesso internacional, o que levou o conjunto a se apresentar com uma formação completa em Amsterdã e Nova York em 1998.

O diretor alemão Win Wenders registrou a atuação no filme para um documentário - também chamado Buena Vista Social Club - que incluiu entrevistas com os músicos conduzidas em Havana. O filme de Wenders foi lançado em junho de 1999 com aclamação da crítica, recebendo uma indicação ao Oscar e ganhando vários prêmios, incluindo Melhor Documentário no European Film Awards. Seguiu-se de um segundo documentário, Buena Vista Social Club: Adios em 2017.

O sucesso do álbum e do filme despertou um renascimento do interesse pela música tradicional cubana e pela música latino-americana em geral. Posteriormente, alguns dos artistas cubanos lançaram álbuns solo bem recebidos e gravaram colaborações com estrelas de diferentes gêneros musicais. O nome "Buena Vista Social Club" tornou-se um termo geral para descrever essas apresentações e vendido como um rótulo da "era de ouro musical" de Cuba entre os anos 1930 e 1950. O novo sucesso foi passageiro para os artistas mais conhecidos do conjunto: Compay Segundo, Rubén González e Ibrahim Ferrer morreram aos 95, 84 e 78 anos, respectivamente; Compay Segundo e González faleceram em 2003 e Ferrer em 2005.

Fonte: Wikipedia

AGENDA CULTURAL

Filme Marighella entra em cartaz – E depois de dois anos de censura, o filme Marighella, do diretor Wagner Moura está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. O trabalho, que tem o ator Seu Jorge interpretando o personagem principal, mostra os últimos cinco anos do político, escritor e guerrilheiro Carlos Marighella em sua luta contra a ditadura militar no Brasil na década de 1960. Indicação: 16 anos.

Em Santo André o filme pode ser conferido nos cinemas dos shoppings Atrium, Grand Plaza e Shopping ABC.

Alejandro Zambra publica toda sua obra de ficção no Brasil – O escritor chileno Alejandro Zambra tem toda a sua obra de ficção no Brasil. Um dos mais importantes autores da atual literatura latino-americana, Zambra filtrou pela arte importantes eventos ocorridos em seu país.

O livro Ficção 2006-2014, foi publicado pela Companhia das Letras e reúne toda a obra publicada de Zambra, desde Bonsai a Múltipla Escolha, e traz muitos vestígios de sua história pessoal.

Fique bem, continue usando máscara, mantendo o distanciamento social e as mãos sempre limpas. E quando puder, tome a vacina, seja ela qual for. Vamos vencer a pandemia e o pandemônio.

Com informações do Estadão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina