Nuestra América especial 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às segundas- feiras, às 17h, com reprise às sextas-feiras, às 10h pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

                                        Fonte: sismmac

Nesta semana comemoramos o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta importante data. Na trilha sonora, canções do disco Carolina Maria de Jesus canta Quarto de Despejo. Mais notícias, e no final, as dicas culturais.

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora mineira que precisou trabalhar como catadora de papel em São Paulo para poder sobreviver. Na cidade escreveu ‘Quarto de Despejo’. Depois do sucesso do livro, gravou, em 1961, o disco Carolina Maria de Jesus canta Quarto de Despejo.

O raro LP pertence ao acervo José Ramos Tinhorão, que se encontra sob guarda do instituto Moreira Sales. A rádio Batuta, iniciativa do IMS, disponibiliza em seu site as 12 canções. Confira: https://radiobatuta.ims.com.br/playlists/carolina-maria-de-jesus-canta 

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

E no próximo sábado, 20 de novembro, vamos comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. A data lembra a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão de seu povo. Este dia, infelizmente, não é considerado feriado nacional. É lembrado somente em alguns estados e municípios que aprovaram lei neste sentido.

A data foi incluída no calendário escolar em 2003, porém, apenas em 2011, a então presidenta Dilma Roussef sancionou a lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. No entanto, para ser considerado feriado, cada estado ou município brasileiro precisa aprovar lei que regulamenta o feriado.

No Estado de São Paulo, além da capital, a data é considerada feriado em 106 cidades, entre elas, as sete cidades da região do Grande ABC. No entanto, não há uma lei estadual.

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e, também, de conscientização da população negra e todos em geral sobre a força, a resistência e o sofrimento que o povo negro viveu no Brasil desde a colonização.

Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos ao Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras.

Neste período, a condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária. Além de serem submetidos ao trabalho forçado, as pessoas negras escravizadas eram submetidos a um tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a tratamento médico, à educação e a qualquer tipo de assistência social.

E a comemoração do Dia da Consciência Negra também serve para debater a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com seus respectivos impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra.

E no próximo sábado, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra estão previstas várias manifestações em todo o Brasil unificando a luta antirracista às pautas da classe trabalhadora. Emprego, renda e combate à alta de preços que tem afetado cada vez mais os brasileiros são algumas das reivindicações. Os atos devem também condenar a atual política econômica desastrosa de Bolsonaro.

Aqui na região, no sábado, o ato será realizado na Avenida Paulista a partir das 14h.

Com informações da CUT e da Rádio Batuta.

NOTÍCIAS

Eleição na Argentina – A coalizão de centro-direita Juntos por el Câmbio venceu as eleições legislativas realizadas no último domingo. Com mais de 90% dos votos apurados, o peronismo, liderado pelo atual presidente Alberto Fernandez, saiu derrotado e deve perder o controle do Senado. Será a primeira vez, desde a redemocratização, em 1983, que os peronistas não terão o poder de definir a agenda da casa.

Pedido de impeachment do presidente chileno Piñera vai ao Senado – A Câmara de Deputados do Chile aprovou na semana passada a abertura do pedido de impeachment do presidente Sebastián Piñera. A ação está ligada ao aparecimento do nome de Piñera na lista dos chamados Pandora Papers, em um caso de possível conflito de interesses envolvendo a venda de uma empresa ligada à sua família. Foram 78 votos a favor, 67 contra, e 3 abstenções. O pedido agora será analisado pelo Senado Chileno.

Com informações da Folha de São Paulo

AGENDA CULTURAL

Casa do Olhar reabre com exposição - Depois de quase dois anos fechada devido à pandemia de Covid-19, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto reabre suas portas em grande estilo. Até janeiro o público pode conferir a exposição ‘O uso de máscara e paixão são obrigatórios’, que reúne alguns dos trabalhos doados ao acervo municipal como parte dos recursos da Lei Aldir Blanc na cidade. O endereço é Rua Campos Sales, 414, no Centro de Santo André. Visitas gratuitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 15h. A Casa mantém os cuidados de prevenção à Covid-19.

Infantil ‘Um presente para Ramiro’ terá apresentação virtual – No dia 19, às 20h, o público de Santo André poderá conferir a apresentação virtual do espetáculo infantil ‘Um Presente para Ramiro’, do diretor Valdo Resende. O enredo da peça mostra a importância de se planejar e organizar para a realização dos sonhos. Após a apresentação, haverá bate papo com o elenco ao vivo. Acesso pelo link: http://bit.ly/ramiro1911

Fique bem, continue usando máscara, mantendo o distanciamento social e as mãos sempre limpas. E quando puder, tome a vacina, seja ela qual for. Vamos vencer a pandemia e o pandemônio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina