Nuestra América – 04102021 – As novas da Argentina

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às segundas-feiras, às 17h, com reprise às sextas-feiras, às 10h pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

                        Avenida 9 de Julio, em Buenos Aires

Nesta semana trouxemos algumas novidades da Argentina. E na trilha sonora, só canções daquele País. E vamos ter ainda mais notícias, e no final, as dicas culturais.

Ouvimos na abertura do Nuestra América o grupo Tanghetto e as canções Barrio Sur e Inmigrante. O Tanghetto é um dos grupos de tango contemporâneo que surgiram a partir dos anos 2000 numa tentativa de recriar e valorizar o ritmo musical argentino e a cultura portenha. Barrio Sur, por exemplo, é também nome da região central ao sul de Montevideo, capital uruguaia, local importante da cultura do Rio da Prata.

https://www.youtube.com/watch?v=NQ-e6auWXU8&list=OLAK5uy_lRs0BjKn4ft-c6LtT99nmQYs4cYFI3Sdo&index=4

https://www.youtube.com/watch?v=M2IDUbCd9w4&list=OLAK5uy_lRs0BjKn4ft-c6LtT99nmQYs4cYFI3Sdo&index=3

Argentina: a esquerda após a derrota eleitoral

O texto de Ricardo Aroskind, do site Outras Palavras mostra as dificuldades enfrentadas pelo atual presidente Alberto Fernández após a eleição realizada em setembro. Com o slogan “vacinação + recuperação” como proposta central, o governo sofreu uma derrota.

Segundo o texto, a vacinação está andando bem. A questão da recuperação, econômica, é que está enfrentando dificuldades.

A íntegra está disponível em:

https://outraspalavras.net/estadoemdisputa/argentina-aesquerda-apos-a-derrota-eleitoral/

Filme com Darin recriará julgamento contra a ditadura argentina

Os atores Ricardo Darin e Peter Lanzani representarão os promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo em Argentina, 1985, filme inspirado no julgamento de militares que governaram o país com mão de ferro, entre 1976 e 1983.

O filme Argentina, 1985 se inspira no trabalho da equipe de promotores que realizou a denúncia no julgamento de nove comandantes da ditadura, iniciado apenas 16 meses após a recuperação democrática.

A sentença lida em 9 de dezembro de 1985 condenou à prisão perpétua o ex-ditador Jorge Videla e o ex-chefe da Marinha Emilio Massera; a 17 anos, o ex-general Roberto Viola, sucessor de Videla na presidência; a 8 anos, o chefe da Marinha, Armando Lambruschini; e a quatro anos e meio, o chefe da Aeronáutica Omar Graffigna. Outros quatro réus foram absolvidos.

O filme tem previsão de estréia na Argentina em 2022. Eis mais uma lição dos hermanos argentinos que puniram exemplarmente os envolvidos com os crimes durante a ditadura militar daquele País, ao contrário do Brasil, que anistiou todas as pessoas, inclusive os envolvidos com tortura, morte e desaparecimento de pessoas.

Também ouvimos o Gothan Project e as canções Queremos paz e Época

https://www.youtube.com/watch?v=QybR25RPt-8

NOTÍCIAS

1º da América Latina: Cuba vacina 80% da população contra covid-19 com ao menos uma dose

O governo de Cuba anunciou na semana passada que vacinou 80% da sua população com ao menos uma dose de um dos três imunizantes desenvolvidos e produzidos pela ilha contra a covid-19: a Soberana 02, Soberana Plus e a Abdala. Com isso, o país se torna o primeiro da América Latina a atingir tal marca. 

Segundo autoridades de saúde do país, em média, são mais de 200 mil doses aplicadas por dia em território cubano. De acordo com a diretora de Ciência e Inovação do Ministério da Saúde, Ileana Morales, houve dias em que Cuba atingiu a "média de mais de 350 mil” aplicações.

O objetivo é vacinar toda a população até o final do ano, mas a reabertura das fronteiras deve começar a partir de novembro. Segundo a pasta da Saúde, 64,3% da população já recebeu a segunda dose; 50,63% a terceira; e 51,3%, equivalente a 5,1 milhões de pessoas, quase metade da população, completaram o esquema de imunização.

Fórum Social Mundial 2022 será em janeiro de 2022 em Porto Alegre

E o Fórum Social Mundial 2022 já está confirmado para janeiro de 2022, em Porto Alegre. O evento, organizado por movimentos sociais de todo o mundo com o objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global, será realizado em janeiro de 2022 em Porto Alegre. Fique ligado que traremos mais informações aqui no Nuestra América. Um outro mundo é possível!

Sobe som

Antes da agenda cultural ouvimos outro grupo de tango contemporâneo, o Violentango

https://www.youtube.com/watch?v=cHOOGwPeXOI 

AGENDA CULTURAL

34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro Mas Eu Canto

E uma das sugestões da agenda desta semana é a 34ª Bienal de São Paulo, que tem como tema Faz Escuro Mas Eu Canto. A mostra acontece no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Nesta edição a bienal apresenta trabalhos de 90 artistas, que estão instalados nos mais de 25 mil metros quadrados do pavilhão, além de outros espaços do Parque.

A exposição funciona de terça, quarta, sexta-feira e domingo, das 10h às 19h, e às quintas-feiras e sábados, das 10h às 21h, até dia 5 de dezembro. A entrada é pelo Portão 3 do Parque do Ibirapuera. A entrada é gratuita, mas é preciso levar o comprovante de vacinação e é obrigatório o uso de máscara. Aproveite!

Em cartaz o filme mexicano Los Lobos

Está em cartaz nos cinemas da capital o filme mexicano Los Lobos, do diretor Samuel Kishi. Na produção, Max e Leo, que tem oito e cinco anos, e acabam de imigrar para os Estados Unidos com a mãe. Seus dias se passam dentro de um minúsculo apartamento enquanto esperam a mãe retornar do trabalho com a esperança de visitar a Disneylândia e finalmente o mundo lá fora. Porém os meninos precisam crescer prematuramente para entender as motivações de sua mãe.             

A produção, um drama familiar, foi produzido em 2019 e tem 95 minutos de duração. Indicação: livre. Infelizmente o filme só pode ser conferido na Capital.

Curta Senhor Poe será exibido sábado em Santo André

No próximo sábado o público de Santo André terá mais uma oportunidade de assistir ao curta-metragem Senhor Poe, do diretor Ivan Augusto. A produção é uma livre adaptação da vida e morte do escritor Alan Poe. A exibição será na Escola Nacional de Teatro, na rua Senador Fláquer, 958, no Centro de Santo André. Devido à pandemia, todos os cuidados serão adotados e o uso de máscara será obrigatório. Entrada franca

Feira de Artes e Antiguidades é atração do feriado em Paranapiacaba

Em outubro a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba comemora seis anos. A programação de aniversário terá atrações culturais e lives de bandas pelas redes sociais. No próximo fim de semana, do feriado de 12 de outubro, a feira funcionará de sábado a terça-feira, das 10h às 17h, no Galpão de Solteiros, na avenida Schnoor, 404, na Parte Baixa da Vila, em frente à Casa Fox. Mais informações em www.fparanapiacaba.com e nas redes sociais da feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina