Nuestra América 05072021 – Assembléia Constituinte chilena e protestos na Colômbia

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às 2ªs  feiras, às 17h, pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

Nesta semana no Nuestra América apresentamos o início dos trabalhos elaboração da nova Constituição no Chile. E a situação das manifestações populares na Colômbia. Em homenagem ao povo chileno a trilha sonora foi com o grupo Inti Ilimani. Ouvimos também outras notícias, serviço e no final, as dicas culturais.

O Inti Ilimani é uma banda de música folclórica chilena formada por estudantes universitários em 1967. Desde então estão na estrada, passando por várias formações. O grupo é talvez o principal do movimento Nueva Canción. A canção Venceremos foi o hino da Unidade Popular do presidente Salvador Allende, que governou o País entre 1971 e 1973. A trilha sonora foi o disco Inti Ilimani 3, cantos del pueblo andino.

NOTÍCIAS

Tem início a nova Constituição do Chile

Tiveram início no último domingo os trabalhos de elaboração da nova Assembleia Constituinte do Chile. Os destaques ficaram para a abertura, com a participação de representantes das populações originárias, que realizaram cerimônias nas línguas Mapuche e Aymara.

A estimativa é que os trabalhos tenham duração de nove meses, podendo ser prorrogados por mais três meses. A nova Constituição substituirá a anterior, elaborada em 1981, ainda sob a ditadura de Augusto Pinochet.

A expectativa é que a nova Carta Magna do País tenha um caráter mais popular. Ela foi aprovada em referendo após série de protestos contra as desigualdades sociais no País, fruto da atual Constituição.

Outro fruto destes protestos foram as bancadas do novo Congresso Constituinte. A Centro esquerda conta com 53 representantes (35%), os independentes com 65 (42%). A direita, do atual presidente Sebastian Piñera foi a grande derrotada e ficou com apenas 37 do total de 155 cadeiras (24%). Vale lembrar que para a aprovação de cada nova lei será necessário o aval de dois terços da Casa, ou 104 votos.

E ainda sobre a Assembléia Constituinte chilena, ela terá representes das mulheres e dos povos originários daquele País que poderão ter voz ativa na elaboração da nova Carta Magna. Inclusive, a presidente da Assembléia será a professora Elisa Loncon, do povo Mapuche.


                                                 Chega do povo Mapuche à Assembleia Constituinte. Foto: Trama al Sur

                                        

Manifestações populares prosseguem na Colômbia

Passados dois meses, os protestos populares contra o governo Duque prosseguem nas ruas da Colômbia. No começo se protestava contra um projeto de reforma tributária. Mesmo com o recuo do governo, a série de protestos continuou pelas ruas do País.

Os protestos também condenam a violência da repressão por parte das forças de segurança. De acordo com algumas ONGs, já são 74 pessoas mortas durante as manifestações.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, o clima de tensão no País deve continuar até o próximo ano, quando serão realizadas novas eleições presidenciais.


Antropóloga reconstrói centro de tortura da ditadura Argentina

E a antropóloga Virgilia Vecchioli, da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande e o designer Matín Malamud, da Universidade de Buenos Aires, reconstruíram um antigo centro de tortura da ditadura argentina. O trabalho recriou virtualmente o centro de tortura clandestino conhecido como ‘El Campito’ localizado dentro da Guarnición de Campo de Mayo, nos arredores de Buenos Aires. O local funcionou entre 1978 e 1983.

O trabalho ganhou notoriedade por servir como prova em um julgamento de crimes contra a humanidade cometidos durante o regime militar do País hermano, entre 1976 e 1983.

Estimativas apontam que quase quatro mil pessoas foram detidas no local. Destas, apenas 25 são dadas como sobreviventes. Algumas das vítimas eram dopadas, colocadas em aviões e lançadas inconscientes no Rio da Prata, nos chamados ‘voos da morte’.

O julgamento do qual Virginia atuou como testemunha faz parte do chamado "megaprocesso" Campo de Mayo. A ação tramita no Tribunal Oral Criminal Federal 1 de San Martín, na província Buenos Aires. Um dos réus é o ex-general Santiago Omar Riveros, de 97 anos.

Na semana passada um militar que atuava nas Forças Armadas argentinas durante a ditadura prestou depoimento como testemunha no processo. Por ter denunciado o que viu, ele não foi acusado na ação.

Fundação Perseu Abramo realiza curso de Economia para transformação social

Estão abertas as inscrições para o curso EaD “Economia para Transformação Social". Com início em 26 de julho, o curso tem como objetivo oferecer instrumentos de economia política para compreensão da realidade brasileira no contexto da crise econômica atual e os desafios para a construção de um país mais justo.

As aulas têm formato dinâmico, didático e visam atingir um público que não necessariamente tem conhecimento básico de economia. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da fundação: https://bit.ly/fpa_curso_economia

Com informações da Folha de São Paulo, G-1, Fundação Perseu Abramo e Coletivo Trama al Sur

SERVIÇO

Ong Anjos da Sopa leva alimentos a quem não tem

Durante a pandemia muitas pessoas têm enfrentado o problema da fome. Neste período algumas entidades têm se dedicado a levar alimentação a quem não tem. Uma delas é a ONG Anjos da Sopa. Que distribui sopa para pessoas em situação de rua. Quem puder pode levar alimentos e potes de margarina de 500 gramas, que serão utilizados na entregar a sopa. O endereço é Rua Javri, 449, na Vila Assunção, em Santo André. O contato é pelo WhatsApp 11 97215-4434, que serve também como chave pix para a doação de dinheiro.


AGENDA CULTURAL

Inscrições para o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto        

O tradicional Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André está com inscrições abertas para a 49ª edição. Para este ano, por conta da pandemia, o evento foi concebido prioritariamente para meios digitais e contará com novos espaços de exposição. Podem participar artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros residentes no país. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de julho exclusivamente pela plataforma CulturAZ (bit.ly/49SALS), onde está disponível o regulamento completo.

Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba retoma atividades presenciais

E a tradicional Feira de Artes e Antiguidades retoma a atividade presencial. A 15ª edição do evento será no próximo fim de semana, de 9 a 11 de julho, das 10h às 18h, em novo endereço, na Rua Schnoor, 404, em frente à Casa Fox. A feira terá também atividades culturais pelas redes sociais. No sábado, às 18h, o espetáculo O Flautista de Hamelin. E no domingo, às 18h, show com a cantora Ellen Oléria, num repertório que mistura elementos do jazz, samba, pop e hip-hop, entre outros. Confira toda a programação em www.fparanapiacaba.com

Chamada aberta para artistas participarem da 13ª Bienal do Mercosul

13ª Bienal do Mercosul irá acontecer em setembro de 2022 e já está com chamada aberta para a participação de artistas. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site da Bienal, até o dia 20/7. Serão selecionadas 20 propostas para integrar a exposição ‘Transe’, que será exibida na 13ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre.

Com curadoria de Marcello Dantas e curadoria adjunta de Laura Cattani e Munir Klamt, o projeto é direcionado para artistas, coletivos e agentes criativos de qualquer lugar. O processo seletivo terá três etapas, segundo Dantas, sendo a análise cega da proposta artística, análise de portfólio e entrevista. A lista dos selecionados será divulgada no dia 22 de setembro.

E vale lembrar, que o Brasil chegou aos 520 mil mortos pela Covid-19. Não é uma gripezinha. Assim, se puder, fique em casa. E se tiver se sair, use máscara, mantenha o distanciamento social e mantenha as mãos sempre limpas. E quando puder, tome a vacina contra o novo coronavírus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina