Nuestra América 26042021 - 1o de Maio e o novo manifesto do Grupo de Puebla

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às 2ªs  feiras, às 17h, pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi. Este é o conteúdo do programa desta semana.

 

CUT organiza ‘Semana do Trabalhador’

No sábado (1º) centrais sindicais realizarão ato virtual em defesa das pautas urgentes da classe trabalhadora

E esta semana, que antecede o 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, será marcada por série de atividades promovidas pela CUT, a Central Única dos Trabalhadores.

A cada dia um tema diferente será destacado que neste ano terá caráter de denúncia sobre a tragédia vivida por toda a sociedade brasileira, vítima da pandemia descontrolada, do desemprego, da alta da inflação e do desgoverno de Jair Bolsonaro.

Assim, no dia 26 a programação terá como tema Solidariedade em tempos de pandemia. Dia 27 será o Dia Nacional da Empregada Doméstica. Vale lembrar que estas trabalhadoras foram duramente atingidas pela pandemia.

O dia 28 será dedicado à Saúde, ressaltando a importância do SUS, o Sistema Único de Saúde e a desastrosa política de enfrentamento à Covid-19

A classe trabalhadora somos todas, todos e todes será o tema do dia 29, que debaterá os impactos da pandemia na vida das mulheres, da população negra, de jovens, da população LGBTQIA+.

E na sexta-feira (30), a programação debaterá o legado da Lava Jato na economia brasileira. Também será realizado o lançamento do livro “O Legado que a Lava Jato quer esconder” produção colaborativa que contou com a participação de juristas, intelectuais e sindicalistas.

1º de Maio pela Vida - E no sábado, dia 1º, nove centrais sindicais brasileiras realizarão o ato virtual em defesa das pautas urgentes da classe trabalhadora. Entre elas, a defesa e o respeito à vida, auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia e a vacinação em massa contra o coronavírus.

Outros pontos importantes são a geração de emprego e renda, a defesa das empresas públicas e a luta contra a reforma administrativa proposta pelo governo.

A atividade contará com mensagens dos presidentes das centrais sindicais. A programação terá mensagens dos ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef e Fernando Henrique Cardoso, de parlamentares, lideranças partidárias e de movimentos sociais, entre outros.

Entre as atrações culturais, Elza Soares, Chico César, Tereza Cristina e Marcelo Jeneci, entre outros.

Por conta da pandemia, e seguindo as recomendações da Organização da Saúde de isolamento social para conter a disseminação do vírus, todas atividades serão realizadas virtualmente. A programação do sábado, dia 1º, terá início às 14 horas com transmissão pela Rede TVT e suas parceiras, além das redes sociais do movimento social. (Com informações da CUT)

Grupo de Puebla lança manifesto progressista

O Grupo de Puebla, formado por líderes políticos da América Latina e Europa, reunidos em torno da defesa dos princípios básicos da liberdade, da igualdade, da solidariedade, da soberania e da justiça social, lançaram um documento político. A ideia é estimular um processo de construção coletiva de um projeto político alternativo para a América Latina e o Caribe. Entre os signatários, os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e da Bolívia, Luiz Arce, além dos ex-mandatários Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Rafael Correa, Evo Morales, Fernando Lugo e Ernesto Samper.

Entre outros, o manifesto progressista propõe a constituição de um modelo solidário de desenvolvimento, a recuperação do papel fundamental do Estado como indutor de desenvolvimento e a revisão das privatizações e promoção de maior controle público e menos mercado no fornecimento de bens e serviços.

O aprofundamento e consolidação das democracias na região é outro ponto importante do documento. Para tanto se propõe o combate à guerra híbrida e a recusa da guerra jurídicas (lawfare) e a luta efetiva contra a corrupção política. Além da garantia à proteção da sociedade civil e o acesso equitativo às redes sociais.

O documento sugere ainda a defesa de Cuba, Nicarágua e Venezuela da agressão e ingerência de potências mundiais e Estados.

Outra preocupação é a promoção da igualdade e o combate à pobreza. Para tanto sugere-se o estabelecimento da renda básica de solidariedade e a promoção da justiça fiscal.

Outra preocupação do documento é o estabelecimento de uma nova política econômica solidária, a geração de emprego e desenvolvimento. Entre as sugestões para isto estão a implementação de uma nova industrialização e a transição verde,

A inclusão do bem viver como paradigma, a promoção da cidadania e a garantia do acesso à informação e a liberdade de expressão são outros importantes pontos do manifesto.

Tudo isto com vistas ao fortalecimento da convergência para a integração da região e a promoção da integração latino-americana soberana.

Assumir a saúde como um bem público global, promover a revolução do conhecimento e a igualdade de gênero e combater o racismo estrutural são outros pontos importantes do Manifesto Progressista. (Com informações da Fundação Perseu Abramo)

Partido Comunista de Cuba tem nova direção

O Partido Comunista de Cuba concluiu na semana passada o seu 8º Congresso Nacional. Além de definir uma nova direção para a organização, também estabelece a política estratégica da ilha socialista para os próximos cinco anos.

Uma importante medida adotada no congresso foi a posse do atual presidente cubando, MiguelDíaz-Canel no lugar de Raúl Castro como 1º secretário do Partido Comunista Cubano. O novo líder assegurou que o líder histórico da revolução será acionado para apoiar no comando do partido e do País sempre que necessário.

Suerte Cuba!

Maioria do STF confirma parcialidade de ex-juiz Sérgio Moro

Depois de anular as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Superior Tribunal Federal aprovou na semana passada mais uma medida com relação à Operação Lava Jato. Sete dos 11 ministros confirmaram a decisão da Segunda Turma da Corte, que declarou suspeição do então juiz federal Sérgio Moro ao condenar o ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá. Assim, a decisão é mais uma derrota da Operação Lava Jato no STF e ao ex-juiz.

Com informações da CUT, Brasil de Fato, Fundação Perseu Abramo e Estadão

 

AGENDA CULTURAL


- Edição virtual da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba – E a edição virtual da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba termina no dia 30 de abril. Confira a programa em https://www.fparanapiacaba.com/.



- 1º Canto Latina Show –
No próximo dia 30 de abril, às 20h, será realizado o 1º Canto Latina. O encontro musical, pelas redes sociais, reunirá quatro shows com as brasileiras Monik Leme e Juliana Gatto, a uruguaia Amanda Mara e a argentina Lara Fernandez. No repertório, toda a diversidade cultural latino-americana retratada através das canções e interpretações destas quatro jovens artistas. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos diretamente com as artistas. A transmissão será pela plataforma Zoom. Mais informações em @cantolatina no Facebook.

Juliana Gatto https://www.youtube.com/watch?v=qCSgLkMGilk

Lara Fernandez https://www.youtube.com/watch?v=9li1zbHMRuM

Amanda Mara Escaleras https://www.youtube.com/watch?v=Z_C_kw2Nn5c

Monik Leme Chá de limão https://www.youtube.com/watch?v=JRkw48dmc1c

 

- Projeto Viagem Teatral Play – O Sesi-SP realiza até junho o projeto Viagem Teatral Play. Na programação, espetáculos infantis e adultos de teatro e dança, além de bate-papos, oficinas e atividades interativas virtuais. Atividades gratuitas pelo canal do You Tube do Sesi. Confira toda programação em bit.ly/viagemteatralplay.

 

- Projeto Uma Janela para a América Latina - Uma Janela para a América Latina é uma galeria virtual que apresenta, mensalmente, dois artistas latino-americanos com representatividade no circuito das artes, contando sempre com um convidado brasileiro. Esse espaço permite que a produção da arte latino-americana contemporânea, tão rica e diversa, possa chegar em qualquer lugar do mundo. Confira em http://memorial.org.br/uma-janela-para-a-america-latina/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina