Nuestra América 01032021

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

Uma das atrações da semana do Nuestra América é a campanha Refloresta de recuperação de áreas verdes e das nascentes de água. A iniciativa do Instituto Terra, criado pelo fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado ganhou o apoio do cantor Gilberto Gil, que disponibilizou nas redes sociais a canção inédita Refloresta. Lembramos ainda os aniversários de Pablo Milanés e Mônica Salmaso. E ainda notícias da região e dicas culturais.

Campanha Refloresta - O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em 1998. É voltado para a restauração ambiental e o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Rio Doce, coberta originalmente pela Mata Atlântica.

A entidade é fruto da iniciativa do casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, que inicialmente recuperaram a antiga fazenda de gado da família de Salgado, transformada em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Bulcão.

Por conta da atuação do Instituto, milhares de hectares de áreas degradadas de Mata Atlântica no médio Rio Doce e perto de 2 mil nascentes estão em processo de recuperação.

A mais recente iniciativa é a campanha Refloresta, que visa estimular proprietários de terra a reflorestarem suas propriedades, e consequentemente recuperarem as nascentes de água.

A campanha do Instituto Terra Refloresta, ganhou o apoio do cantor Gilberto Gil, que disponibilizou em suas redes sociais a canção inédita Refloresta, com a participação do próprio Gil, Gilsons e Bem Gil.

https://www.youtube.com/watch?v=YAQxp-rkFVM

Para conhecer mais sobre a iniciativa e sobre o Instituto Terra visite o sítio: https://institutoterra.org/ 

78 anos de Pablo Milanes - Nesta semana lembramos o aniversário de 78 anos do cantor e compositor cubano Pablo Milanes. Ele completou 78 anos no último dia 24 de fevereiro.

Pablo Milanes começou a cantar ainda criança em rádios cubanas. Nos anos 1960 começa a compor e participa de grupos como o Quarteto Delrey.

Em 1976, gravou seu primeiro disco com composições próprias: "La vida no vale nada". Foi uma obra alinhada com os princípios da nova trova cubana e da Nueva Canción Latinoamericana, dentre as canções, merece destaque: "Yo pisaré las calles nuevamente", que clama pelo retorno da democracia ao Chile, após o Golpe Militar de 1973; e "Canción por la Unidad Latinoamericana”.

No dos anos 1990 foi gravado o disco: "Pablo Querido", uma homenagem de outros artistas hispânicos e latino-americanos a Pablo, dentre eles: Joaquim SabinaFito PáezCaetano Veloso e Milton Nascimento.

No Brasil Pablo ficou conhecido com a canção Yolanda, que ganhou versão em português e foi gravada por brasileiros como Chico Buarque e Simone. Confira a participação de Pablo Milanes no programa Chico&Caetano, de 1986

https://youtu.be/Xsm4qF2JXFE

50 anos de Monica SalmasoMônica começou sua carreira de cantora em 1989. Desde então gravou uma série de CDs e participou de festivais e outros projetos, como Afro Samba Jazz, ao lado de Mario Adnet e Phillip Powel, sempre valorizando o melhor da música popular brasileira. Nestes mais de 30 anos de trabalho ganhou também prêmios como o de melhor cantora brasileira do Prêmio da Música Brasileira.

Santo André teve a oportunidade de assistir a uma apresentação de Mônica ainda em seu início de carreira. No final da década de 1990 ela se apresentou na Casa da Palavra, na Praça do Carmo.

No programa ouvimos o Ô de Casas, iniciativa de Mônica Salmaso durante a pandemia. Ela gravou série de canções, sempre com convidados como Alfredo Del Penho, o primeiro a participar do projeto em 24 e março de 2020. Ouvimos A cor da esperança, de Cartola e Roberto Nascimento.

Com certeza, iniciativas como esta tornaram a vida durante a pandemia mais leve para muitas pessoas. Por isso, muito obrigado Mônica Salmaso e um feliz aniversário.

NOTÍCIAS

Turismo de quarentena – Alguns países da América Latina encontraram alternativas para estimular o turismo, mesmo em tempos de pandemia. Em Cuba, as empresas vendem pacotes no próprio aeroporto, mas o governo determina que os visitantes devem cumprir a quarentena no hotel. No México os hotéis fornecem pacotes com o teste da Covid inclusos nas tarifas. Já a Costa Rica deixou de exigir o visto de turistas chineses. (Estadão)

Pandemia - A pandemia do novo coronavírus completou um ano da notificação do primeiro caso da doença no País em 26 de fevereiro. O caso foi registrado em São Paulo e um senhor que retornou da Itália naquele período. Na semana passada o número de mortes no País ultrapassou os 250 mil e o número de infectados, 10,6 milhões.

- Em meio a este triste cenário, o presidente da República não esteve em hospitais nem visitou doentes recuperados. Também não foi a laboratórios que produzem as vacinas. Dedicou-se a tratar de armas. (Estadão)

- Diante o aumento do número de casos, e o consequente aumento da ocupação dos leitos de UTI especialistas indicam a necessidade de um lockdown mais rigoroso. Mas pelo menos até agora o governo do Estado de São Paulo não aceita esta indicação e determinou o toque de restrição entre as 23 horas e as cinco da manhã.

Grande ABC - Nesta semana o Grande ABC retrocedeu à fase laranja do Plano São Paulo. Na região o toque de restrição funciona das 22 horas às 4 horas da manhã. Neste período o transporte público deixa de funcionar. Assim, estabelecimentos comerciais podem funcionar por oito horas por dia e voltam a fechar às 20 horas. Serviços essenciais, como farmácias, supermercados e postos de gasolina não têm limitação.

Nesta semana prossegue a vacinação para maiores de 80 anos. E a partir do dia 3 poderão se vacinar pessoas de 77 a 79 anos.

Por tudo isso é importante lembrar: a pandemia não acabou. Assim, se puder fique em casa. E se tiver se sair, use máscara, mantenha o distanciamento social e mantenha as mãos sempre limpas.

AGENDA CULTURAL

5º Festival Sons da Rua – Começa nesta semana o Festival Sons da Rua. Em sua 5ª edição a programação será virtual. Na programação, até 4 de março, sempre a partir das 20 horas, muitos shows, batalhas de rima e concurso de novos talentos. Destaque para a participação dos rappers cariocas Xamã e BK, que apresentam no dia 4 de março a partir das 20h. Confira em https://www.sonsdarua.com.br/. Atividades gratuitas.

Clube de leitura Ler a América Latina – O Memorial da América Latina retoma o projeto Clube de leitura Ler a América Latina. Com o tema Mulheres Contam, a programação terá quatro encontros, um por mês, para discutir contos de escritoras da Bolívia, do Uruguai e do Brasil. A novidade é que as escritoras participarão dos encontros, sempre pela plataforma Zoom.

No dia 13 de março, às 14h, o projeto debaterá o conto "Peixe, tartaruga, urubu"  da escritora boliviana Giovanna Rivero. Após falar sobre sua obra, Giovanna participará de bate-papo virtual com os participantes. Inscrições gratuitas no site do Memorial da América Latina memorial.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina