Nuestra América 08022021 – A nova geração do jazz
O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar pela Zummm FM, 87,5 Mhz, a rádio comunitária de Santo André, e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.
-
Os novos nomes do jazz e a renovação do gênero em tempos de pandemia são o tema
do programa dessa semana. Entre eles, a chilena Camila Meza e o cubano Alfredo
Rodriguez. Além disso, notícias da região e no final, a agenda cultural. Não
saia daí.
- Matéria do repórter Julio Maria publicada no Estadão apresenta novos nomes do cenário do jazz mundial. O ritmo surgiu no final do século 19 no EUA a partir do ragtime. Desde então novos sons são introduzidos. Em 1920 surge o jazz de Chicago, quando os negros do Sul chegam àquela cidade para gravar seus primeiros discos. Em 1930 surgem as primeiras Big Bands. E nos anos 1940 a novidade é o bebop, com o uso de improvisos de muitas notas.
- Estes novos músicos têm inclusive transformado o ritmo. A mais recente produzida por jovens militantes, despojados e com outros valores. Em meio ao período de incertezas da pandemia do novo coronavírus eles e elas dão uma nova roupagem ao jazz.
- Uma destas personagens é a cantora e guitarrista chilena Camila Meza, que ouvimos na abertura do programa. Acompanhada pela The Néctar Orchestra ela interpretou Ambar. E só com o violão, Luchin.
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
- Ouvimos também o pianista cubano Alfredo Rodriguez. Acompanhado de seu trio ele interpretou Ay Mama Ines. Esta é uma gravação realizada no Montreaux Jazz Festival de 2018.
- Alfredo Rodriguez é mais um destes novos músicos tem sido bastante elogiado pelos críticos de jazz dos EUA.
https://www.youtube.com/watch?
- A outra atração da semana não constava na matéria do Estadão, mas pode ser incluída na lista dos novos rupos. É Nomade Orquestra, formada em 2012 por músicos do Grande ABC. Ouvimos a canção Sonhos de Tokyo, gravada ao vivo no Sofar de Londres na primeira tour do grupo pela Europa, realizada em 2016.
https://www.youtube.com/watch?
NOTÍCIAS
- Eleição
no Equador – Com 97% das urnas
apuradas o Equador deve ir a segundo turno nas eleições presidenciais.
Disputarão o candidato correísta, Andrés Arauz e o candidato do partido
indígena, o Pachakuti, Yaku Pérez. Será uma disputa inédita no país com dois
candidatos que se colocam fora do campo da direita, ainda que nenhum deles
trabalhe com as pautas típicas da esquerda. Um momento único no Equador. Arauz
conseguiu 32.31% e Yaku ficou com 19.76% de acordo com a página oficial do CNE.O
segundo turno está previsto para o próximo dia 11 de abril. A eleição definiu
ainda os 137 membros da Assembléia Nacional do Equador.
- Revolta no Chile – A população de Panguipulli, cidade turística no sul do Chile, realizou violentos protestos na semana passada por conta da morte de um artista de rua por um carabinero. Os manifestantes incendiaram prédios públicos como a prefeitura, a delegacia e o tribunal da localidade. Os protestos foram os mais violentos desde 2019, quando a população foi às ruas para pedir mas justiça social e contra os excessos cometidos pelos Carabineros, a força policial do Chile. Após os protestos,os mais violentos desde 2019, o presidente Sebastián Piñera convocou uma reunião de emergência. (Do Estadão)
- Brasil apoiou ditadura chilena – O novo livro ‘O Brasil contra a democracia – A Ditadura, o Golpe Militar no Chile e a Guerra Fria na América do Sul’, do jornalista Roberto Simon, mostra que o Brasil teve uma importante participação na derrubada do presidente Salvador Allende, em setembro de 1973.
-
A publicação traz detalhes de como o então presidente, o general Médici
participou diretamente do plano que arquitetou o golpe militar, se reunindo
inclusive com o presidente norte-americano na época Richard Nixon. (Da Folha de SP)
- Sobre a pandemia, no Brasil, a vacinação contra o novo coronavírus prossegue a ritmo bastante lento devido à falta de vacinas.
-
A polêmica nesta semana é o retorno às aulas. No Grande ABC, por decisão do
Consórcio Intermunicipal, as atividades presenciais nas escolas devem ocorrer
somente em 1º de março, respeitando as normas de segurança e com número de
alunos reduzidos de acordo com o Plano São Paulo.
- A partir desta semana o Grande ABC volta à fase amarela, de acordo com o Plano São Paulo. Nesta fase é permitida a ampliação do funcionamento das atividades comerciais, possibilitando que os setores da economia que já estavam autorizados possam permanecer abertos por até 10 ou 12 horas diariamente, dependendo do segmento. Os estabelecimentos devem, no entanto, restringir a capacidade de ocupação a 40%.
- Nesta semana teve início a vacinação de pessoas com mais de 90 anos. Na próxima poderão se vacinar as pessoas com idade entre 85 e 89 anos. Até agora cerca de 64 mil pessoas foram imunizadas na região.
- No Brasil nesta semana os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus já passa dos 9,5 milhões, e o de óbitos, 232 mil.
- Por tudo isso é importante lembrar: a pandemia não acabou. Assim, se puder fique em casa. E se tiver se sair, use máscara, mantenha o distanciamento social e as mãos sempre limpas.
Antes da agenda cultural, ouvimos mais música.
https://www.youtube.com/watch?
- Este foi o tradicional grupo chileno Inti Illimani. Eles gravaram recentemente uma nova versão da canção Miren como rien los presidentes, de Violeta Parra. A música lembrou os recentes protestos realizados naquele País contra as terríveis desigualdades sociais e a violência excessiva dos Carabineros.
AGENDA CULTURAL
- Até
14 de fevereiro você pode conferir a programação do Sesc Verão 2021. Neste ano
a programação tem como lema Cuidar Faz Bem e propõe cuidar de si, dos outros,
das relações e do ambiente em que vivemos. A programação conta com atividades
físicas, culturais e de lazer, entre outras. Acompanhe em sescsp.org.br.
- Neste ano, por conta da pandemia, não teremos o Carnaval nas ruas das principais cidades do Brasil. Mas como é usual neste período, para quem gosta poderá acompanhar a festa de casa.
- Depois de Caetano, Gil e Gal Costa, a
baiana Maria Bethania realizará sua live no próximo sábado (13), o sábado de
Carnaval. A apresentação, que celebrará os 56 anos de carreira da cantora, será
transmitida pela plataforma Globoplay a partir das 22 horas. A live será aberta
a não assinantes. Para assistir o público só terá de fazer um breve cadastro.
- Ainda sobre o Carnaval, a cidade de São Luis do Paraitinga, famosa pelos seus Carnavais com blocos, também não terá a festa pelas ruas. Mas o público poderá conferir a festa online. As atrações serão transmitidas pelo canal do You Tube da Viva Produções Culturais.
- Ouvimos em seguida, com Maria Bethania, a canção Explode Coração.
- E direto do Carnaval de São Luis do Paraitinga, o grupo Paranga, e a música Deixa a Coisa Rolar. O Grupo Paranga reúne músicos de São Luis do Paraitinga. Eles estão na estrada desde o final da década de 1970 e integraram a Vanguarda Paulista da MPB.
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
- Para terminar o Nuestra América ouvimos cantor e compositor andreense Kleber Albuquerque. Ele lançará no próximo dia 12 um novo trabalho pelas redes sociais: Rabiolas Enfeitam Parabólicas. Ouvimos o teaser da música, disponível no canal do You Tube do cantor, e depois a canção Besouro.
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
Comentários
Postar um comentário