Notícias de Nuestra América

Devido a problemas técnicos o programa Nuestra América não foi ao ar nesta semana. Mas aqui vão algumas notícias e a agenda cultural.

NOTÍCIAS

- Educação - Após uma série de debates, o Ministério da Educação homologou a resolução do Conselho Nacional de Educação pela qual escola públicas e privadas do País podem oferecer ensino remoto enquanto durar a pandemia.

- Eleições na Venezuela – Em meio à enorme crise econômica e social que vive, por conta do bloqueio e agressões do governo Trump, a Venezuela realizou eleições legilslatias na semana passada. O povo foi às urnas e elegeu um novo congresso no qual o chavismo ganhou por 67% dos votos, contra 33% da oposição.

- Argentina aprova o aborto – A Câmara dos Deputados argentina aprovou recentemente o projeto de lei que legaliza o aborto. A proposta, que autoriza a interrupção legal da gravidez até a 14ª semana de gestação, foi aprovada por 131 votos a favor, contra 117 contra, além de seis abstenções. Agora o projeto será encaminhado ao Senado, onde uma votação ainda mais apertada é esperada.

- Sputinik V na Argentina – O presidente argentino Alberto Fernández anunciou o fechamento de acordo com a Rússia para o fornecimento da vacina Sputinik V. De acordo com o presidente argentino, a vacinação dos argentinos deve começar ainda neste mês de dezembro. E Fernández depositou completa confiança no imunizante russo e disse ainda que será o primeiro a ser vacinado.

- Produção da Coronavac – O Instituto Butantã, que realiza os testes da vacina Coronavac, junto com o laboratório Sinovac, iniciou a produção do imunizante na semana passada. O laboratório tem capacidade de produzir um milhão de doses a cada dia. A estimativa é que a vacinação comece a ser aplicada no final de janeiro. Os primeiros a receberem serão os profissionais da saúde, indígenas e quilombolas.

- E o Estado de São Paulo segue com aumento no número de casos e de mortes pelo novo coronavírus. E o conseqüente aumento do índice da ocupação das UTIs dos hospitais. Segundo o Plano São Paulo, do Governo do Estado de combate à pandemia o estado segue em fase amarela, que entre outros pontos limita o funcionamento do comércio a 12 horas por dia, até as 22h. Restaurantes poderão funcionar também até as 22h, porém a venda de bebidas alcoólicas será interrompida às 20h.

E os estabelecimentos terão a capacidade reduzida a 40% do público. Ficam também proibidos eventos com público em pé. O período da quarentena segue até 4 de janeiro.

- E o aumento dos números de casos e mortes e o aumento da ocupação de leitos nos hospitais devido a Covid-19, fez com que as autoridades do Grande ABC também anunciassem medidas no sentido de diminuir a proliferação da doença.

- Mas é importante lembrar: a pandemia não acabou e ainda não temos vacina. , se cuide. Assim, se puder fique em casa. E se tiver se sair, use máscara, mantenha o distanciamento social e mantenha as mãos sempre limpas.

- No Brasil nesta semana os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus já ultrapassa os 6,6 milhões, e o de óbitos, 180 mil.

. AGENDA CULTURAL

- Algumas unidades do Sesc em São Paulo retomam as atividades presenciais. Mas a   programação segue também nas redes sociais. Música, cinema, literatura e atividades para crianças, entre outras atrações gratuitas podem ser conferidas em sescsp.org.br.

- E estão abertas as inscrições para a competição latinoamericana da 10ª Mostra Ecofalantes. Serão aceitos filmes latinoamericanos ligados a temáticas socioambientais. Inscrições até 2 de fevereiro de 2021. Os selecionados serão exibidos na 10ª Mostra e concorrerão a prêmios em dinheiro. Mais informações: http://ecofalante.org.br/competicao/latina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina