Boletim Nuestra América 18/05/2020 – Especial Os Povos Originários e a pandemia


Nesta semana o Boletim Nuestra América, música e cultura latino-americana, trouxe um especial sobre a pandemia do coronavírus e como os povos originários da América Latina enfrentam o problema. O boletim vai ao ar pela Zummm FM, 87,5 Mhz, a rádio comunitária de Santo André. E pode ser ouvido também em https://anchor.fm/marcos-imbrizi
O Nuestra América tem produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

Infelizmente, assim como quando da chegada dos europeus por aqui, o coronavírus tem causado sérios problemas para estas populações. O boletim vai ao ar pela Zummm FM, 87,5 Mhz, a rádio comunitária de Santo André. 

Notícias

Para preparar o boletim nos baseamos em reportagem Los pueblos originarios de la América Latina en la era covid-19do jornalista argentino Gerardo Szalkowicz, publicada no site chileno Politika.

Sem serviços básicos, excluídos do sistema de saúde, sem documentação para acessar os programas sociais e com dificuldades para acessar as cidades e conseguir alimentos, estes povos enfrentam sérias dificuldades em toda América Latina.

Na Amazônia peruana, a poluição dos rios pelo petróleo envenena a água e os alimentos. Focos de malária e dengue são outro problema. E a ausência do estado faz com que para se chegar a um centro de saúde possa levar dias.

No Peru, onde já se registram casos da covid-19 entre os indígenas, outro problema tem ocorrido: o êxodo massivo de famílias pobres que vivem na capital lima por conta da fome e da falta de trabalho.  Grande parte deles são indígenas que retornam para suas localidades na selva.

A população indígena colombiana, com quase quatro milhões de habitantes, é bem organizada. A Organização Indígena de Colômbia ativou um plano de contingência que inclui bloqueio de estradas, que permitem só o acesso a transporte de alimentos e produtos básicos.

A organização informa que a doença também já chegou às suas populações, mas o maior perigo são os paramilitares. No atual governo, 162 indígenas foram mortos por estes grupos.

Com a maior população de indígenas da região, com 16 milhões de habitantes, no México também foram adotados os bloqueios de acesso às regiões indígenas.

Na Bolívia, que conta com 34 nações e povos originários, o atual governo não fornece atenção devida a estas populações.

A situação também é crítica no Paraguai, onde os indígenas fazem bloqueio de estradas. Naquele país a exclusão social se aprofunda e a fome golpeia fortemente as comunidades do chaco.

No Brasil, o coronavírus também já chegou às terras indígenas, e causou mortes e pessoas doentes. De acordo com a reportagem se chama Jair Bolsonaro, que deu carta branca para a destruição da floresta amazônica e acabou com o programa mais médicos, que atendiam também estas populações.

Ainda no Brasil, a irresponsabilidade do presidente Bolsonaro no trato com a pandemia é contornada, na forma do possível, por governadores e prefeitos. Os números de casos e de mortes infelizmente seguem subindo. Em são paulo, o isolamento físico segue até 31 de maio para tentar controlar o caos.

Agenda cultural

Neste período de pandemia, muitos artistas apresentam seus trabalhos de suas casas ou de outros espaços remotos. É o caso da cantora Monica Salmaso, que criou a série Ô de Casas, disponível no You Tube. Ouvimos uma das gravações, com Ná Ozzetti, autora da letra da música canto em qualquer canto’: https://www.youtube.com/watch?v=Qu7dri796aY

E o projeto Teatro em Casa, do Sesc, exibe série de monólogos com artistas ao vivo. As exibições são às segundas, sextas e domingos, às 21h30, pelo canal do You Tube do Sesc São Paulo.

E a Secretaria de Cultura de Santo André publicou edital emergencial de apresentações culturais no período de isolamento social. Podem participar pessoas físicas que atuam no setor cultural da cidade há pelo menos dois anos e residam na cidade. As propostas devem ser entregues até o dia 29 de maio. Mais detalhes e a ficha de inscrição estão disponíveis em http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/edital-teste/.

E uma última dica, nesta semana se comemora o dia nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Se souber de algum caso, denuncie através do telefone 100.

Quando vencermos a pandemia estaremos de volta à programação da Zummm Fm, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André. Até lá, fique em casa se puder, e se cuide.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina