Programa 09/03/2020 - 8 de Março, Dia Internacional da Mulher

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Nuestra América, ouvimos só cantoras.  Entre outras, Violeta Parra, Mercedes Sosa e Elis Regina. O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar Zummm FM, a rádio comunitária de Santo André (SP). Produção e apresentação: Marcos Imbrizi.

A notícia da semana são as manifestações pelo dia da mulher em todo o mundo. E dica cultural, a série de shows do projeto Quintas Lá em Casa, que acontece todas as quintas-feiras, às 19h, na Casa da Palavra Mário Quintana.

A cantora cubana Omara Portuondo abriu o Nuestra América de hoje. Ouvimos Sábanas Blancas e Veinte Años. Omara Portuondo integrou o Buena Vista Social e partiu para carreira solo.

O segundo bloco teve a chilena Violeta Parra, que interpretou Que he sacado com quererte e La Carta. Além de cantora, Violeta foi compositora, artista plástica, considerada a mais importante folclorista e fundadora da música popular chilena.

E o Dia Internacional da Mulher foi instituído oficialmente pela ONU em 1977. A data já era comemorada pelo movimento feminista para celebrar a luta pelos seus direitos desde o início do século 20.

Ouvimos neste bloco do Nuestra América, Elis Regina, a Pimentinha, com as canções O Bêbado e o Equilibrista, e O Mestre Sala dos Mares. Elis é uma das maiores cantoras brasileiras. Ela completaria 75 anos no próximo dia 17 de março. Ela nos deixou em 1982.

Entre os eventos que levaram à criação da data estão a greve de mulheres de uma fábrica de roupas em 1911. Elas lutavam por melhores condições de trabalho, como por exemplo, a redução da jornada de trabalho de 16 para 12 horas diárias.  Em represália, o prédio foi incendiado e dezenas de mulheres acabaram morrendo. Outro evento que influenciou a criação da data foi a marcha de mulheres russas por pão e paz, em 1917.

Seguimos a homenagem ao Dia Internacional da Mulher com Mercedes Sosa. Ela interpretou neste bloco Solo Le Pido a Dios, e Todo Cambia

Mercedes Sosa foi uma das cantoras argentinas mais famosas de Nuestra querida América. Sua música tem raízes no folclore argentino e com isto se tornou uma dos expoentes do movimento Nueva Canción. Ela foi apelidada de La Negra pelos fãs por sua ascendência Ameríndia. Ela faleceu em 2009 e deixou um vasto acervo de músicas, inclusive alguns em parceria com brasileiros. Ficou conhecida também como a voz dos sem voz.

E este foi um dos novos nomes da música latina. Ouvimos a mexicana Natalia Lafourcade e as canções Aventurera e Nunca es suficiente. Ela foi uma das convidadas do programa Encuentros en Brasil, produzido para apresentar o país aos Hermanos durante a Copa do Mundo de 2014.

Para terminar, ouvimos a cantora brasileira da nova geração. Monica Salmaso e a canção ‘Na volta que o Mundo dá’.

Noticia da semana

. E a notícia da semana é justamente as séries de manifestações realizadas pelo mundo afora, em defesa dos direitos das mulheres. Na região aconteceram atos em Mauá e Santo André. Em SP a atividade foi na Av. Paulista e reuniu milhares de pessoas. Outra manifestação que chamou a atenção ocorreu em Santiago do Chile.

Dica cultural

. A dica cultural, a série de shows do projeto Quintas Lá em Casa, que acontece todas as quintas-feiras, às 19h, na Casa da Palavra Mário Quintana. Neste mês, as apresentações homenagearão as mulheres. Nesta quinta-feira, a atração será o cantor Fernando Lauria com o show Canções para Elas. Pague quanto puder. Na Casa também está em cartaz a exposição do chargista Fernandes. O endereço da Casa da Palavra é Praça do Carmo, 171, Centro.

O programa Nuestra América, música e cultura Latino-americana vai ao ar pela Zummm FM 87,5, a rádio comunitária de Santo André. Nesta semana, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ouvimos só cantoras de todos os cantos de Nuestra América. Produção e apresentação: Marcos Imbrizi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina