Programa de 03/02/2020 – CD São Paulo paisagens sonoras (1830-1880) 2ª parte

No programa Nuestra América desta semana pela rádio Zummm FM 87,5 Mhz que foi ao ar no dia 3, ouvimos a última parte do especial do CD São Paulo paisagens sonoras (1830-1880)uma produção do selo Sesc a partir da pesquisa de Anna Maria Kieffer. O Nuestra América tem produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

Na semana passada ouvimos as primeiras faixas do CD, . Entre elas músicas da série A Cidade, que retratam o cotidiano da São Paulo da época. Ouvimos ainda faixas da série O Curso Jurídico, que tratam da vida dos estudantes da Faculdade de Direito do largo São Francisco.

Nesta semana ouvimos novamente as vozes das ruas. No segundo bloco ouvimos músicas da série Saraus e Serenatas, atividades cotidianas da São Paulo do século 19. A primeira faixa foi Noite Saudosa, de Venâncio José Gomes da Costa Jr e Fagundes Varela, em seguida você ouviu as canções de época O Coração e Adormecida, de Castro Alves. A faixa O Brinde fechou este bloco.

Em seguida ouvimos mais canções relativas aos Saraus e Serenatas. Entreato em Joana de Flandres, de Carlos Gomes, Chá Preto, Sinhá, de Elias Álvares Lobo, Bem-Te-Vi, de Elias Álvares Lobo e Bittencourt Sampaio, e fechamos com Canção do Boêmio, recriação de Giacomo Bartoloni.

A São Paulo retratada no CD, nos anos 1830 a 1880, passa por uma grande mudança. Deixa de ser uma vila com 20 mil habitantes e dá os primeiros passos para se tornar a maior cidade do Brasil e da América do Sul.

No outro bloco ouvimos músicas que tratam dos movimentos Abolicionistas e Republicanos. São Paulo teve uma grande participação nestes movimentos. Exemplo, o jornal A Província de São Paulo, criado em 1875 para defender a República. Ouvimos as músicas de época A Mulata do Sió Coroné, Cantiga de Ninar, Verdades e Mentiras, de Paulo Eiró e esta última foi Trovas de Getulino/ La Vai Verso e Junto à Estátua. Estas músicas são de Luis Gama.

Em seguida, as músicas rolamos músicas do bloco Os Levy. Ouvimos Pregão do Vassoureiro Francês, Tema e Variações para Clarinete, de Pedro Santana Gomes, restaurada por Achille Picchi, Chiquita e o Tango Brasileiro de Alexandre Levy. Vamos ouvir agora A Quadrilha, de Luiz Levy, a última faixa do CD São Paulo paisagens sonoras (1830-1880).

Noticia da semana - Violência no Chile

A violência no Chile foi a notícia da semana. De acordo com matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo do último dia 1, os ataques à população reiniciaram na última terça-feira, após morte de um torcedor do Colo-Colo, atropelado por uma caminhão da polícia. A matéria destaca que as torcidas organizadas dos principais times chilenos têm entoado cânticos contra o presidente Sebastián Piñera. Este fato reacendeu as manifestações. 

Desde o início das manifestações contra o governo, em outubro, 32 pessoas morreram, 3,5 mil foram feridas e outras oito mil pessoas foram presas. Há mais de cinco mil casos de violação dos direitos humanos. Entre as reivindicações dos manifestantes, mudança das aposentadorias, na educação, na saúde e na qualidade dos serviços públicos.

A matéria lembra ainda que no próximo dia 26 de abril para mudar a Constituição herança do governo ditatorial do general Augusto Pinochet (1993/1990). A Carta é considerada a 'mãe das desigualdades' daquele País pelos manifestantes.

Dica cultural

E a dica desta semana são duas atrações no Sesc Santo André. Em fevereiro, as Quintas Musicais traz shows da série Guitarradas. Nesta quinta (6), às 20h, o convidado é o DUO CARUÁ. Para quem não conhece, a Guitarrada é um ritmo típico da região Norte do Brasil. A entrada é franca.

E na sexta-feira (7), às 21h, o músico e cantor Jards Macalé apresenta o seu mais novo trabalho, o álbum Besta Fera. Ingresso de R$ 9 a R$ 30. O endereço do Sesc Santo André é Rua Tamarutaca, 302. Tel. 4469-1200.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina