Capela de São Miguel chega aos 397 anos

A capela de São Miguel, conhecida também como capela de São Miguel dos Arcanjos, ou capela dos Índios, é a construção religiosa mais antiga ainda em pé na cidade de São Paulo. Localizada em São Miguel Paulista, ela comemorou 397 anos no último dia 18 de julho. 

Concebida pelos padres jesuítas, a capela foi construída com a colaboração dos índios Guainases, que habitavam a região de Ururay, o rio dos Lagartos. Segundo informações da página no Facebook, a capela originária é de 1560, sendo posteriormente reconstruída e reaberta no dia 18 de julho de 1622.

Além dos índios Guaianases, a história da capela tem personagens importantes que por ali passaram, como o padre José de Anchieta. No século XVIII, o local foi lar dos frades Franciscanos. Já no século XX, continuou sendo a principal igreja do bairro em crescimento, principalmente a partir da década de 1930 Naquela época tinha início o crescimento do número de migrantes, principalmente nordestinos, que vinham em busca de empregos na Companhia Nitro Química e acabaram enraizando sua cultura na região de São Miguel Paulista.

Foi também na década de 1930 que Mario de Andrade e os arquitetos Lúcio Costa e Luís Sala a tombaram a capela como patrimônio histórico pelo atual Iphan, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que a preserva até hoje.

A capela fica na Praça Aleixo Monteito Mafra, em São Miguel Paulista. O local fica próximo à estação São Miguel Paulista da CPTM. Visitas, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. Durante a semana o ingresso custa R$ 5 e aos sábados é gratuito.



   A capela de São Miguel é a construção religiosa mais antiga de São Paulo Foto: mimbrizi




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina