Quem controla a mídia no Brasil?
O Intervozes -
Coletivo Brasil de Comunicação Social divulgou nesta semana o resultado da
pesquisa ‘Quem controla a mídia no Brasil?’, que teve por objetivo mapear os
veículos de maior audiência, que, consequentemente, têm maior potencial de
influenciar a opinião pública, e quem os controlam.
Em seu sítio,
o coletivo lembra que uma mídia independente e plural é a condição indispensável
para um sistema político democrático. “Afinal, se os conteúdos que circulam
através dos meios de comunicação influenciam a formação da opinião pública, o
que esperar se não há diversidade de informações e de pontos de vista?”,
questiona.
No trabalho foram
analisados 50 veículos (TV, rádio, mídia impressa e online), que pertencem a 26
grupos de comunicação. O resultado da pesquisa é um alerta vermelho. “Nosso
sistema de mídia mostra alta concentração de audiência e de propriedade, alta concentração
geográfica, falta de transparência, além de interferências econômicas, políticas
e religiosas”. A pesquisa está disponível em: http://brazil.mom-rsf.org/br/
Um exemplo – Nos anos 2000, quando morei em
Governador Valadares (MG), tive a oportunidade de conhecer um exemplo deste
tipo de concentração de propriedade de mídia. Naquela época, o vice-prefeito e
candidato a prefeito era dono da concessão da TV Globo local, de emissoras de
rádio AM, FM, da TV a cabo, além de ter participação no principal jornal
impresso da cidade.
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