Programa Magazine n. 5 06072022

O programa Magazine, sua revista cultural do que rola no Grande ABC e no mundo, vai ao ar às quartas-feiras, às 17h, com reprise às quintas-feiras, às 10h pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

O áudio está disponível em: https://anchor.fm/marcos-imbrizi3/episodes/Programa-Magazine-n--5-e1kuitk

Confira mais informações na página do Facebook da rádio Zummm FM

Nesta semana conhecemos o novo trabalho da Nômade Orquestra, banda que reúne músicos do Grande ABC e que chega a 10 anos de estrada. Falamos ainda sobre o musical Clube da Esquina - Os Sonhos não Envelhecem, a derrubada dos vetos às leis de apoio à cultura e muito mais. E no final as dicas culturais.

Abrimos o Magazine muito bem com a música Vênus com a Nômade Orquestra. E aos chegar aos 10 anos de estrada a banda, que reúne músicos da região do Grande ABC, está com trabalho novo na Praça. Trata-se do álbum Na Terra das Primaveras, disponível em https://open.spotify.com/search/Nomade%20Orquestra

        Na Terra das Primaveras é o mais novo trabalho da Nômade Orquestra

Do novo trabalho da Nômade Orquestra, Na Terra das Primaveras, a gente ouviu Doce Agonia e Sonhos de Tóquio. E já começamos a conversar com o pessoal da banda e em breve eles estarão aqui no Magazine para um bate-papo sobre os 10 anos de estrada.

Congresso derruba veto à verba emergencial da Cultura

Após grande mobilização dos representantes da categoria, os deputados e senadores derrubaram nesta terça-feira o veto do presidente às propostas de incentivo à cultura, também conhecidas como Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc. Ambas liberam recursos para ajuda ao setor cultural.

A Lei Paulo Gustavo prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões em recursos federais para estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia sobre o setor cultural. Já a Lei Aldir Blanc garante por cinco anos R$ 3 bilhões de repasses a estados e municípios para financiamento de projetos culturais. (Com informações do Metro)

Musical ‘Clube da Esquina - Os Sonhos não Envelhecem’ estreia em agosto em Belo Horizonte

E ao chegar aos 50 anos, o álbum Clube da Esquina, ganha uma bela homenagem com o musical ‘Clube da Esquina - Os Sonhos não Envelhecem’, em fase de produção. A estreia está prevista para 19 de agosto no Sesc Paladium, em Belo Horizonte. Com direção de Denis Carvalho, o trabalho terá o ator Tiago Barbosa na interpretação de Milton Nascimento. Depois de Belo Horizonte a produção deve percorrer o Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, no Teatro Riachuelo, em setembro, e chega a São Paulo em outubro, no Teatro Liberdade.

E você, agente cultural de Santo André se liga nesta oportunidade.

Projeto Okupa Cultura 2022

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André está com inscrições abertas para o projeto ‘Okupa Cultura 2022’. A iniciativa cede equipamentos culturais para atividades como ensaios, apresentações, exposições, lançamentos de livros e DVDs, palestras, oficinas e saraus, entre outras. As inscrições podem ser realizadas até 4 de julho de 2023 no local onde o interessado pretende realizar a atividade ou de forma online pela plataforma CulturAZ, onde está disponível a convocatória completa: https://bit.ly/OkupaCultura2022.

 

A participação no processo de seleção é gratuita e o proponente ficará isento do pagamento de preço público para utilização do equipamento solicitado. Podem participar pessoas físicas, grupos, coletivos de arte e agentes culturais. Estão disponíveis a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, os CEUs Ana Maria e Marek, e o palco do Saguão do Teatro Municipal, entre outros. Mais informações: 4433-0766

 

Agenda cultural

Ocupação de Cristina Suzuki é a nova atração do Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André

O Salão de Exposições do Paço Municipal recebe nesta semana a ‘Ocupação’, da artista Cristina Suzuki. O trabalho nasceu da série ‘Imprinting’, iniciada em 2012, na qual, a partir de um desenho inicial criado pela artista e combinado com ele mesmo em diferentes maneiras, com um carimbo, a artista transforma esse elemento – chamado por ela de ‘Figura 1‘ – em novas imagens sobre os mais variados suportes, proporções e arranjos.

A novidade é que o Salão será ocupado de dentro para fora: durante o período da intervenção, o espaço permanecerá fechado e o público será convidado a acessar a obra da artista sem adentrar o local, mas apreciando do lado de fora, passando ao largo e contornando o prédio, o que poderá ser feito 24 horas por dia. Até 15 de outubro. O endereço é Praça IV Centenário, no Centro da cidade. Entrada franca.

Variedades Variadas, com a Pequena Trupe de Circo faz temporada no Sesc Santo André

Em junho a Pequena Trupe de Circo faz série de apresentações no Sesc Santo André. Apresentações sempre às sextas-feiras, às 15h, na área de convivência. O espetáculo busca a cumplicidade com o público através do brincar utilizando técnicas circenses e o improviso das artes de rua. Entrada franca. O endereço do Sesc é Rua tamarutaca, 302, na Vila Guiomar. O Sesc sugere o uso de máscara em suas unidades.

60 anos dos Rolling Stones

E terminamos mais Magazine com eles, os Rolling Stones, que neste mês chegam a 60 anos de estrada. É isso aí. No próximo dia 12 de julho se completa 60 anos do primeiro concerto da então Rollin’ Stone no Marquee Club, em Londres.

Somente em 1963, o empresário da banda, Andrew Loog Oldham, exigiu que a banda mudasse o nome para The Rolling Stones. Numa jogada comercial, uma campanha de marketing pintou os rapazes como transviados e lançou uma pergunta desafiadora: “Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone”? A manobra surtiu efeito e a banda foi contratada pela Decca para gravar um compacto. No repertório, Chuck Berry e Muddy Waters.

Num segundo compacto eles gravaram I Wanna Be Your Man, de John Lennon e Paul McCartney. O trabalho chegou ao Top 10 no Reino Unido, em janeiro de 1964.

Da banda original restam Mick Jagger e Keith Richards. O guitarrista Ronnie Wood (ex-Faces) se integrou à banda em 1975, após a morte de Mick Taylor, que havia substituído Brian Jones. A última perda foi o baterista Charlie Watts, morto em 2021, aos 80 anos. No total, 28 músicos fizeram parte da banda. 14 oficialmente e 14 de apoio.

Nestes 60 anos de carreira os Rolling Stones venderam mais de 300 milhões de discos. E eles seguem nas turnês que marcaram a história da banda. A atual, que chegou a ser interrompida antes do concerto na Joan Cruijff Arena, em Amsterdam, por conta de Mick Jagger ter testado positivo para a Covid-19, já foi retomada. Que as pedras sigam rolando por muitos anos...

Fique bem, continue usando máscara e não deixe de se vacinar, afinal, a pandemia não acabou. E vamos vencer a pandemia e o pandemônio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina