Nuestra América – 24052021 – Eleição no Chile, esperança para a América Latina

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar às 2ªs  feiras, às 17h, pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

Nesta semana o destaque do Nuestra América fica para a escolha dos representantes que escreverão a nova Constituição chilena, eleitos na semana passada. O resultado, a eleição de um bom número de candidatos independentes e uma derrota para os partidos políticos tradicionais. Mas uma derrota também para o atual governo neoliberal de Sebastián Piñera e os herdeiros do ex-ditador Augusto Pinochet. E uma esperança para a América Latina.

Em homenagem aos hermanos chilenos ouvimos canções do Cd Chile Nuestra Música, Nuestro Canto.

Abrimos o Nuestra América com Gilberto Gil acompanhado da Orquestra Sinfônica da Bahia. Eles gravaram a versão quarentena de Esperando na Janela. Simplesmente fantástica

https://www.youtube.com/watch?v=N93jelP4w4Q

Viva Chile! A notícia importante para a América Latina é o resultado da eleição realizada na semana passada no Chile. Além dos representantes que escreverão a nova Constituição daquele País, também foram eleitos representantes para as prefeituras, vereadores e governos regionais.

O resultado da eleição: uma derrota dos partidos políticos tradicionais. Derrota também para o atual presidente Sebastián Piñera e para os herdeiros de Pinochet. Para o novo Congresso Constituinte, das 155 cadeiras, os candidatos independentes conseguiram 48, se tornando a grande surpresa da eleição.

Entre os independentes, a autodenominada Lista do Povo, formada por homens e mulheres que lideraram as séries de manifestações de outubro 2019 contra as políticas neoliberais de Piñera e por condições de vidas mais dignas para chilenos e chilenas elegeram 27 representantes. Em seu manifesto eles afirmam: Somos o povo, lutamos por toda a história para obter dignidade e justiça. Somos os que viveram e cresceram na injustiça e desigualdade, somos os que se levantaram em um 18 de outubro para dizer basta.

Representantes da esquerda e centro-esquerda ficaram com um terço da assembleia. O pacto Apruebo Dignidad, que reúne comunistas e a Frente Ampla, conseguiu 28. O grupo de centro-esquerda Lista del Apruebo ficou com 25 cadeiras. E os representantes dos povos originários, 17.

A chapa de direita, Chile Vamos, ficou com 37, numa derrota acachapante. Isto impede, por exemplo, de este grupo vetar a aprovação de artigos constitucionais. Para tanto seria necessário um terço das cadeiras, ou seja 52.

A eleição no Chile ocorre após sete meses o plebiscito que optou por uma nova Carta. Vale lembrar que a atual Constituição chilena foi elaborada durante a ditadura de Pinochet. Metade dos representantes do novo congresso será de mulheres, numa paridade inédita em uma Convenção Constitucional. Dezessete vagas também foram reservadas aos representantes dos povos indígenas.

Prefeita comunista - E outra boa notícia foi a eleição da prefeita de Santiago, a economista Irací Hassler. Filha de mãe brasileira, a nova alcadessa da capital chilena foi eleita pelo Partido Comunista, que dirigirá a comuna de Santiago pela primeira vez. Suerte Chile!

NOTÍCIAS

Convênio Brasil e Argentina – O Instituto Lula, do Brasil, assinou recentemente convênio com o Instituto Pátria, criado pela ex-presidenta argentina Cristina Kirchner.

O evento formaliza uma cooperação bilateral entre os dois institutos e será conduzida de forma honorária com uma mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidenta e atual vice-presidenta da Argentina, Cristina Fernandez de Kirchner.

O senador Oscar Parrilli, pelo Instituto Pátria, e Marcio Pochmann, pelo Instituto Lula selaram a aproximação que vieram construindo durante este ano, com o objetivo de estreitar os laços para a reconstrução de um sólido espaço de integração regional.

E como primeira atividade, já estão abertas inscrições para o primeiro ciclo formativo desta parceria. Será o seminário virtual Um projeto comum: integração e parceria, com aulas de embaixadores, ministros e ex-ministros de ambos países. Inscrições gratuitas podem ser feitas nos sites dos Institutos aqui.

Baixa imunização na América Latina – A diretora-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne demonstrou preocupação com o ritmo da vacinação em países latino-americanos. Durante entrevista, Carissa comentou com preocupação o fato de apenas 3% dos latino-americanos terem sido completamente vacinados contra a covid-19 até o momento.

Para tentar contornar o acesso limitado aos imunizantes, Carissa pede que países que contam com a estrutura para fabricar os imunizantes acelerem a sua produção.

Posse do novo presidente do Equador - E o novo presidente eleito do Equador, o banqueiro Guillermo Lasso toma posse nesta semana.

Com informações da Fundação Perseu Abramo, Estadão, Repórter Diário e Outras Palavras.

SERVIÇO

Campanha de combate a fome Sesc Mesa Brasil – E mantendo a tradição de prestação de serviço às comunidades o Sesc São Paulo realiza neste período de pandemia a campanha Mesa Brasil. A iniciativa incentiva a doação de alimentos não-perecíveis diretamente nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Em Santo André a unidade fica na Rua Tamarutaca, 302, na Vila Guiomar. Mais informações no site: sescsp.org.br/doemesabrasil.

Informações sobre a vacina contra a Covid-19 em Santo André – As informações sobre vacinas contra a Covid-19 em Santo André são disponibilizadas nos canais oficiais da Prefeitura. O agendamento pode ser feito em psa.santoandre.br/vacinacovid. Em caso de dúvidas, ligue para 0800-4848004.

AGENDA CULTURAL

Série de vídeos celebra os 50 anos do TMSA – O Teatro Municipal de Santo André comemora 50 anos neste ano. Para lembrar a data, foi produzida série de vídeos com depoimentos de atores, músicos, produtores e funcionários que ali trabalham ou trabalharam.

Entre as recordações estão a construção e a inauguração do Municipal com a peça 'Guerra do Cansa Cavalo', a inesquecível passagem do dançarino e coreógrafo Kazuo Ono durante a 1ª Mostra Internacional de Teatro de Santo André, entre outras. Os vídeos estão disponíveis no canal do You Tube da Secretaria de Cultura de Santo André. Link do vídeo: http://bit.ly/YouTube_SecretariadeCulturaSA

Edital Cultura SP/100 anos Semana de 1922 - A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para fomento ao setor para o ano de 2021. Estarão disponíveis R$ 200 milhões.

Os eventos serão divididos em três programas: o Proac Direto, para espaços culturais, o Proac Editais, e o programa Juntos pela Cultura. No total serão contemplados 9.340 projetos, presenciais e online.

A Secretaria divulgou ainda uma extensa programação para a celebração da Semana de Arte Moderna de 1922, prevista para fevereiro de 2022. Intitulado Modernismo Hoje, o projeto terá cerca de 100 eventos com atividades já a partir do próximo mês de julho. Entre as atrações, a exposição Portinari Por Todos, no MIS Experience, de janeiro a junho de 2022. Confira em: https://www.cultura.sp.gov.br/tag/proac-editais/

Dia 26/5 Dia do Desafio do Sesc – E o Sesc São Paulo realiza nesta quarta-feira, dia 26, mas um Dia do Desafio. A proposta é incentivar a prática de atividades físicas, que me tempos de pandemia e isolamento é importantíssimo. Neste ano o lema é Bom para mim, bom para todos. Confira a programação em diadodesafio.org.br, ou em #DIADODESAFIO. Participe você também.

E fechamos o Nuesta América da semana com a versão do Padre Nuestro Latino Americano do escritor uruguaio Maio Benedetti. Interpretação de Héctor Quintero, em Cuba, música de Alberto Favero, acompanhado da Orquestra Sinfônica de Cuba.

- E vale lembrar, a pandemia não acabou. Assim, se puder, fique em casa. E se tiver se sair, use máscara, mantenha o distanciamento social e mantenha as mãos sempre limpas. E quando puder, tome a vacina contra o novo coronavírus.

https://www.youtube.com/watch?v=f3KMPQre05k&t=20s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina