Nuestra América 24082020 - homenagem aos 110 anos de Adoniran Barbosa

O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana, vai ao ar pela Zummm FM, 87,5 mhz, a rádio comunitária de Santo André e pelas redes sociais. Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

Em agosto o saudoso Adoniran Barbosa completaria 110 anos. Para celebrar a data, ouvimos no programa desta semana músicas do álbum Se Assoprar Posso Acender de Novo. Produzido em 2016, o trabalho reúne regravações de série de canções inéditas do sambista nas vozes de grandes artistas. E também as novidades com relação à vacina contra o novo coronavírus. E no final, dicas culturais da semana. O álbum está disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=6rWsmLcbbcw&feature=youtu.be

Começamos o programa com Rostinho de Maria, de Adoniran Barbosa e Pepe Avila na voz de Fernanda Takai e Leo Cavalcanti, Ninguém Pode Negar, de Adoniran e Portinho, na voz de Eduardo Pitta, e esta última foi Só Vivo de Noite, parceria de Adoniran e Paulinho Nogueira, interpretada por Ana Julia e Kiko Zambianchi.

Em seguida  ouvimos O Sol e a Lua, de Adoniran e Zaé Júnior cantada por Diogo Poças, O Barzinho, de Adoniran e Renato Luiz, na voz de Liniker, e Naquele Tempo, de Adoniran e Serafim Almeida, interpretada por Versos que Compomos na Estrada.

Adoniran Barbosa era o nome artístico de João Rubinato, nascido em Valinhos em 6 de agosto de 1910. Compositor, cantor, humorista e ator, ele chegou a morar alguns anos em Santo André. Rubinato se representava em programas de rádio diversas personagens, entre os quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.

- Ouvimos neste bloco Passou, de Adorniran e Pepe Avila, na voz de Ney Matogrosso, o cantor Criolo interpretou Até Amanhã, letra de Adoniran e Wilma Camargo, e a última foi Procissão de Amor, de Adoniran e Maximino Parize, na voz de Guri e Gero Camilo.

O quarto bloco trouxe Simoninha e Fuzzy Sound System, que interpretaram Foi na Mosca, de Adoniran e Chico. Mauricio Pereira cantou Receita de Pizza, de Adoniran e Jorge Costa, e a última foi Encalacrado, do próprio Adoniran, na voz de Marco Mattoli e Fabiana Cozza.

As duas últimas canções do álbum Se Assoprar Posso Acender de Novo, canções de Adoniran interpretadas por grandes artistas foram O Mundo Vai Mal, de Adoniran e Antônio Rago, na voz de Estevão Queiroga e Yassir Chediak, e Messias, letra de Adoniran na voz de Lulinha Alencar e Gabriel Selvage e Nicolas Krassik.

Adoniran morreu em São Paulo em 23 de novembro de 1982 aos 72 anos. Foi sepultado no Cemitério da Paz, conforme seu desejo. Deixou sua companheira de mais de 40 anos, Matilde.

NOTÍCIAS

Mais uma vacina – A BioCubaFarma, empresa cubana de biotecnologia anunciou que também tem uma vacina em fase avançada. Chamada de Soberana 01 a vacina inicia a fase de testes em humanos nesta semana. Com experiência no desenvolvimento de suas próprias pesquisas médicas, Cuba se concentra na produção de um imunizante via nasal – semelhante a vacina contra a hepatite B crônica, também desenvolvida por cientistas do país.

- Apesar da recente alta de casos, Cuba tem apresentado um controle satisfatório sob a contenção da taxa de contágio. Por lá, foram 3.408 pessoas infectadas e 88 mortes registradas em virtude da covid-19.

- Sputnik 5 - E os especialistas do Instituto Gamaleya de Moscou informaram em entrevista coletiva para jornalistas de todo mundo que a vacina russa, Sputnik V estará pronta para ser exportada em novembro.

- Confirmaram também que negociam com o Brasil, Coreia de Sul e Cuba para a produção em alta escala. Estes países têm potencial para produzir e servir de base para a distribuição da vacina.

- Covid-19 – Para a Organização Mundial da Saúde o mundo ainda não investiu o suficiente em estratégias que ajudariam a conter a disseminação do novo coronarírus. Entre os exemplos citados estão a falta de testagem em massa e o não rastreamento do isolamento e quarentena impostos. E aqui no Brasil poderíamos citar ainda a ausência de um ministro da Saúde. Só lembrando, estamos há quase quatro meses com um ministro interino da Saúde.

- E no Brasil nesta semana já são mais de 3,6 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. E o número de óbitos já passa dos 115 mil.

- Por tudo isso, enquanto as vacinas não estão prontas, se cuide. Se puder fique em casa. E se tiver se sair, use máscara, mantenha o distanciamento social e mantenha as mãos sempre limpas.

- Com informações do Metro e do Estadão.

- Antes da agenda cultural ouvimos o andreense Kleber Albuquerque. Atualmente ele mora em Salvador e tem realizado série de lives para entreter o público. Ouvimos Os Presentes.

You Tube – https://www.youtube.com/watch?v=HMUE3DfYL5A 

. AGENDA CULTURAL

- Agenda Cultural Online da Secretaria de Cultura de Santo André durante o isolamento social segue repleta de atrações. Música, literatura, cinema e teatro, entre outras atrações gratuitas estão disponíveis nas redes sociais. Confira em:   http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/

- Lei Aldir Blanc - A Secretaria de Cultura de Santo André segue o cadastramento dos produtores culturais da cidade com vistas à lei Aldir Blanc. Podem participar as mais diversas expressões e linguagens, incluindo técnicos e espaços culturais. Os interessados devem acessar a plataforma oficial, o CulturAZ (culturaz.santoandre.sp.gov.br/), e criar seus perfis. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico leialdirblanc@santoandre.sp.gov.br

- O 31º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo segue em cartaz até o dia 30. São 212 obras em exibição, para ver de graça. Em sua primeira versão online, o evento traz em sua programação mostras variadas e atividades paralelas. São filmes de diretores de 46 países exibidos diariamente na internet. Confira em  2020.kinoforum.org.

- Entre 27 e 30 de agosto acontece também a Festa Literária Internacional de São Sebastiao. No dia 27, às 20h, Milton Hatoum participa de mesa sobre o papel da literatura em tempos de isolamento. No dia 28, às 20h, a cantora Fernanda Takai participa de debate sobre as relações entre a prosa, poesia, teatro e música. Mediação da jornalista Patrícia Palumbo. Confira a programação em bit/ly/flssebastiao.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina