Boletim Nuestra América 29/06/2020 – Pandemia 11

O boletim Nuestra América, música e cultura latino americana especial, vai ao ar pela Zummm FM, 87,5 Mhz, a rádio comunitária de Santo André. Durante o período da pandemia da covid-19, apresentamos informações sobre os países da região e dicas culturais. O Nuestra América tem produção e apresentação de Marcos Imbrizi. Nesta semana, devido a problemas técnicos, o boletim não foi ao ar.


Abrimos o boletim com uma música junina:


Na semana passada dissemos que, por conta da pandemia, não teríamos festas juninas neste ano. Na verdade, assim como outras atividades elas foram adaptadas e estão acontecendo em todo o Brasil. Fique ligado para uma sugestão nas dicas culturais. Ouvimos Fagner e Marinês com a canção Olha pro céu.

Notícias

- A Argentina, que realizou o confinamento mais rígido da região realizará novo período de isolamento social. A medida foi anunciada pelo presidente Alberto Fernandez e irá de 1º a 17 de julho. Isto para evitar o aumento de novos casos, que podem levar o sistema de atendimento ao colapso. O país Hermano, que tem população de 44 milhões de habitantes, teve até agora cerca de 53 mil infectados e menos de 1.200 óbitos. Só para se ter uma ideia, o Brasil, com a irresponsabilidade dos governos, já ultrapassa nesta semana 1,4 milhão de infectados e 58 mil mortos.

- E o presidente argentino Alberto Fernandez participou de uma conversa com o ex-presidente Lula, quando defenderam um Estado forte, a união da América Latina e o restabelecimento de seus organismos multilaterais para lidar com o cenário pós-pandemia. Os dois exaltaram políticas que priorizam a vida e não a economia. O que salvará a região após a pandemia é uma palavra: a democracia, disse Lula (com informações do Estadão)

- O governador João Doria anunciou novo período de quarentena no Estado de São Paulo, até 14 de julho. Anunciou ainda a ampliação do horário no comércio na Capital e no Grande ABC, a partir do dia 6, além da abertura de bares e salões de beleza com restrições. Devido ao aumento de casos da doença, cinco regiões do Estado voltaram a ter o fechamento do comércio.

- E vale lembrar a recomendação: sair só em caso de necessidade. Caso contrário, fique em casa. Se tiver de sair, use máscara, mantenha o distanciamento e lave sempre as mãos. E o governo do Estado determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos. Quem não cumprir a norma estará sujeito a multa de R$ 500. No caso de comércios, a multa pode chegar até R$ 5 mil.

Boas notícias

- O Ministério da Saúde fechou acordo com o Reino Unido para a produção de vacina contra a Covid-19 em teste desenvolvida pela Universidade de Oxford e a AstaZeneca. Ela é uma das mais promissoras do mundo. Pelo acordo estão previstas a compra de lotes da vacina e a transferência de tecnologia para o País. No Brasil a tecnologia será desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz.

Dica

- Com o aumento dos casos de violência contra a mulher durante a pandemia, o Vem Maria, programa da Prefeitura de Santo André que atende mulheres nesta situação passa a contar com um novo serviço. A partir de agora, elas podem usar o WhatsApp. Basta enviar mensagem de texto ou voz para os números 4992-3410 ou 4992-2936 e profissionais passarão a ajudar as vítimas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Agenda cultural

- A agenda cultural online da Secretaria de cultura de Santo André segue com vasta programação redes sociais. Música, literatura, poesia e estão entre os materiais disponíveis em: https://bit.ly/culturaemcasasa

- E como dissemos, neste ano as festas juninas e julinas se adaptaram à realidade que vivemos, de isolamento social por conta da pandemia. Um exemplo é paróquia Santa Joana D’Arc, na Vila Vitória em Santo André. No próximo sábado e domingo das 18h às 21h30, terá um drive-thru com lanche de pernil e caldo quente. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp 95733-8917.

- Ouvimos ainda Gilberto Gil e a canção Qui nem Jiló, ao vivo, mais uma canção de Gonzagão em parceria com Humberto Teixeira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina