Boletim Nuestra América 27/04/2020 – Pandemia 2


Este foi o  Nuestra América desta semana, na na Zummm FM, 87,5 Mhz. Durante o período da pandemia da Covid-19, produziremos boletins com informações sobre como os países da região estão lidando com a doença, além de notícias e dicas culturais. O Nuestra América, música e cultura latino-americana, tem produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

Apesar da pressão de parte dos empresários, o governo de São Paulo determinou o prosseguimento do isolamento social até o próximo dia 10 de maio. A medida segue recomendações do Comitê de combate ao coronavírus do Estado, que, com as medidas adotadas até agora, conseguiu manter a pandemia em um ritmo que possibilita o tratamento dos doentes. De acordo com especialistas, o fim do isolamento poderia aumentar o número de casos de forma a levar ao caos o sistema de atendimento.

Por isso, a recomendação é para as pessoas, na medida do possível, permanecerem em casa. Caso tenham de sair, que tomem todas as medidas de proteção como o uso de máscaras, evitar aglomerações e lavar sempre as mãos.

Em casa, é importante manter uma rotina, seja de trabalho e outras atividades. É aconselhável também cuidar da saúde mental e física. Pode-se fazer exercícios e outras atividades, se alimentar e ter boas noites de sono. Uma dica importante é tomar alguns minutos de sol todos os dias.

No Brasil, no início desta última semana de abril, já são quase 62 mil casos de pessoas contaminadas e 4.205 mortes. São Paulo tem quase 22 mil pessoas infectadas e 1.700 mortes.

Notícias

A Venezuela, sufocada pelas sanções norte-americanas, recebe apoio de outro País perseguido pelos Estados Unidos: o Irã. O País do Oriente Médio envia componentes da produção de gasolina, além de mão-de-obra e equipamentos de refino de petróleo.

E o Equador é um dos Países que mais sofre com o novo coronavírus. Recentemente a mídia divulgou imagens de corpos de vítimas abandonados pelas ruas e empilhados em necrotérios. Uma pesquisa revelou que os números divulgados pelo governo até 15 de abril, de 503 mortos, não são reais. Calcula-se que na verdade foram mais de 7 mil e 600 mortos, ou seja, 15 vezes mais do que os dados oficiais.

Durante a pandemia, foi notificado o aumento de casos de violência contra as mulheres, uma vez que muitas delas estão isoladas com os seus agressores. Caso você presencie algum caso, denuncie, ligue no telefone 180. Para outros tipos de violência, chame a polícia no 190.

Numa forma de agradecer aos caminhoneiros, que seguem com seu trabalho de transportar alimentos, medicamentos e outros produtos nesta época, a CCR está entregando a eles cartas de agradecimento. Elas são escritas pelos filhos dos trabalhadores da concessionária. “Agradeço por você levar alimento para nos ajudar”, diz uma delas. Os motoristas de caminhão recebem ainda kits e alimentação e higiene.

Dicas culturais

A Prefeitura de Santo André disponibiliza nesta semana mais uma série de conteúdos do projeto #CulturaemcasaSA. Música, literatura, poesia e outras atrações estão entre os conteúdos disponíveis em: https://bit.ly/culturaemcasaSA.

O SESC também está com muitas atividades e conteúdos gratuitos disponíveis em seu site: sescsp.org.br/sescdigital. Entre os conteúdos, o programa INSPIRA, ações para uma vida saudável. Acesse em sescsp.org.br/inspira

E uma última dica, neste período de isolamento, muitas pessoas de grupos de risco enfrentam dificuldades para fazer compras de alimentos, remédios. Se puder, ofereça-se para fazer isto.

Terminamos aqui o boletim Nuestra America. Produção e apresentação Marcos Imbrizi.

Quando vencermos a pandemia estaremos de volta à programação da Zummm FM, 87,5 Mhz, a rádio comunitária de Santo André. Até lá, fique em casa e se cuide.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina