Programa 02/03/2020 - Adoniran em Partituras


O Nuestra América desta semana mostra o o disco livro Adoniran em Partitura produção do conjunto João Rubinato. O programa de música e cultura latino-americana vai ao ar pela Zummm FM 87,5 Mhz, a rádio comunitária de Santo André (SP). Produção e apresentação de Marcos Imbrizi.

A notícia da semana é a posse do novo presidente eleito do Uruguai. E dica cultural, o documentário ‘Adoniran, meu nome é João Rubinato’, em cartaz em São Paulo. Leia no final. 

Abrimos o primeiro bloco do Nuestra América, com a canção Teu Orgulho acabou. Ouvimos ainda Socorro e Minha vida se consome. Elas compõem o disco livro Adoniran em Partitura, um belo trabalho de pesquisa sobre a obra de Adoniran.

No Nuestra América de hoje mostramos o disco livro Adoniran em Partitura. Acabamos de ouvir É Cedo, Teu Sorriso, e Vem Garota, interpretadas pelo Conjunto João Rubinato, responsável pela pesquisa sobre a obra do pai do samba paulista.

O resultado está registrado num belo livro, com as letras e a história da pesquisa.  No total são 12 faixas inéditas compostas entre 1935 e 1970. A publicação traz ainda as raríssimas partituras originais e um texto exclusivo sobre os inicio da carreira do artista.

Esta foi a canção Chá de cadeira, ouvimos ainda neste último bloco Marcha do Camelo e Mamão. Elas integram o disco livro Adoniran em Partituras, que você ouve hoje no Nuestra América, música e cultura latino-americana.

Filho de imigrantes italianos, João Rubinato, nasceu em Valinhos em 1910. Entre 1924 e 1932 ele morou em Santo André. Em 1932 ele se muda para São Paulo e começa a tentar a carreira no rádio, o grande veículo de comunicação daquela época.

Como não deu sorte no início, resolveu adotar um novo nome: Adoniran Barbosa. O primeiro, do nome de um amigo Adoniran Alves, o segundo, de um ídolo do samba carioca: Luís Barbosa. Já em 1935 vence o Primeiro Concurso Oficial de Músicas de Carnaval da Cidade de São Paulo com Dona Boa, composta em parceria com o maestro J. Aymberé.

Nesta época começa a trabalhar no rádio, onde apresenta programas e interpreta vários personagens.  São de sua autoria sucessos como Trem das Onze, Saudosa Maloca e outros, que fazem um verdadeiro retrato da cidade de São Paulo. Além de cantor e compositor, Adoniran atuou também no cinema e na TV. Ele faleceu em 1982.

Neste bloco escutamos Comê e Coçá é Só Começá, Olhando pra Lua!, e esta última foi Duas horas da madrugadaElas integram o disco livro do conjunto João Rubinato com músicas inéditas de Adoniran Barbosa. O trabalho foi selecionado pelo ProAc  da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e lançado em 2017.

O conjunto João Rubinato foi fundado em São Paulo em 2009 com o objetivo de resgatar o trabalho de Adoniran. Ele é formado por André Santos, percussão, Gregory Andreas, cavaquinho e voz, João Furtado, percussão, Laura Imenes, flauta, Laura Santos, clarinete, Soraia Ioi, voz, Tomás Bastian, violão e Verônica Borges, surdo e voz. O disco livro tem ainda a participação de Carlinhos Vergueiro, Eduardo Gudin, Esterzinha de Souza, Osvaldinho da Cuíca, Regina Cordovil e Toinho Melodia. Os textos da publicação são de Tomás Bastian,Ayrton Mugnaini Jr.

E o disco tem uma última faixa-relíquia, Duas Horas da madrugada, que ouvimos no Nuestra América pela Zummm FM, a rádio comunitária de Santo André.

E com esta faixa-relíquia, Duas Horas da madrugada, encerramos a apresentação do disco livro Adoniran em Partitura.

Noticia da semana

A notícia desta semana é a posse do novo presidente do Uruguai, o advogado Luis Alberto Lacalle Pou, de 46 anos. Eleito pelo Partido Nacional (Blanco), ele é filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que governou o Uruguai entre 1990 e 1995. O novo presidente, de direita, assume o poder após 15 anos de governos de esquerda da Frente Ampla.

Dica cultural

E a dica cultural é o documentário ‘Adoniran, meu nome é João Rubinato’. O belo trabalho do diretor Pedro Serrano resgata através de imagens de arquivo e depoimentos, a vida e obra de Adoniran. O filme está em cartaz no Petras Belas Artes, todos os dias às 16h10. Indicação: 12 anos. Ingressos de R$ 12 a R$ 38. O Petra Belas Artes fica na Rua da Consolação, 2423.

O programa Nuestra América, música e cultura Latino-americana, vai ao ar pela rádio Zum FM 87,5. Neste programa apresentamos o disco livro Adoniran em Partitura produção do conjunto João Rubinato. Produção e apresentação, Marcos Imbrizi. Até a próxima semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As ‘baldosas’ e a memória dos desaparecidos argentinos

Programa Magazine 10072024 especial férias julho 2024

Museu conta a história da imigração na Argentina