Programa de 17/02/2020 – Putumayo presents Republica Dominicana
No programa Nuestra América desta semana conhecemos um pouco da música da República Dominicana. Apresentamos o CD da gravadora com canções daquele País Caribenho. O programa Nuestra América, música e cultura latino-americana vai ao ar pela Zummm FM, a rádio comunitária de Santo André, 87,5 Mhz sempre às segundas-feiras, às 17h.
No primeiro bloco apresentamos as canções ‘Tranquila’, na interpretação de Luis Vargas, ‘Para que me mate um hombre, que me mate uma mujer’, na voz de Juan Manuel, e ‘Procura, com Chichi Peralta.
No segundo bloco escutamos José Mateo e Luis Kalaff e a música Los Bodegueros, ‘Lo que le passo a Juan’, com Alfredo Polonia, ‘Pegao de que’, na voz de Juan Bautista, e ‘Nuestro Lazo’, de Ramón Cordero.
A Cumbia e a Salsa, junto com outros ritmos, como o merengue, são típicos dos países da região do Caribe e das Antilhas. É a música tropical, bailável, marca não só da República Dominicana, mas também de outros países de língua espanhola da região. Estas músicas mesclam ritmos do continente africano com o folclore e ritmos caribenhos. É impossível ficar parado quando as ouvimos.
A canção Caña Brava, com Alberto Beltrán y Su Conjunto abriu o terceiro bloco. Ouvimos ainda Mi Niña, na voz de Cheche Abreu abriu este bloco. Em seguida rolamos Inmenso Amor, com o cantor Bolivar Peralta, e Mi Morenita, com Raulin Rodrigues fechou o bloco e o disco com canções da República Dominicana.
A República Dominicana é um país caribenho que compartilha a ilha Hispaniola com o Haiti a oeste. É conhecida por suas praias, resorts e golfe. Seu território compreende floresta tropical, savana e montanhas, inclusive o Pico Duarte, a montanha mais alta do Caribe. Sua capital é Santo Domingo. De colonização espanhola, o país abriga até hoje monumentos como a Catedral Primada de América, erguida há cinco séculos pelos espanhóis.
Noticia da semana
A notícia desta semana é o encontro ‘Fonda La Costituyente’ a ser realizado no próximo dia 1o de março, às 17h. A atividade, realizada por um grupo de chilenos que vivem em SP, defende a realização de uma nova Constituição para aquele País que enfrenta uma crise política e econômica que, conforme relatamos em programas anteriores, estão ligadas à atual Constituição, elaborada ainda na época da ditadura Pinochet.
Além do debate sobre a nova constituição o evento terá muita música chilena e as deliciosas empanadas. O evento será realizado no Centro Cultural Butantã, na Av. Corifeu Azevedo Marques, 1882, no Butantã, em São Paulo. Mais informações, na página Une Chile, no Facebook, ou no celular 98864-5624, falar com Orlando. Entrada franca.
Por falar em Chile, ouvimos o grupo Quilapayún e a música ‘Todo Cambia’.
Dica cultural
E a dica cultural é o projeto Belas Sonoras, do Petra Belas Artes, que na próxima quinta-feira (20) vai exibir o documentário ‘Adoniran, meu nome é João Rubinato’, com a participação do grupo João Rubinato. A apresentação será em formato de um programa de rádio à moda antiga, quando o grupo João Rubinato executará grandes sucessos do pai do samba paulista. A partir das 20h. Ingressos de R$ 20 a R$ 40. O Petra Belas Artes fica na Rua da Consolação, 2423
Para encerrar, escutamos Adoniran Barbosa e a canção Abrigo de Vagabundos.
Comentários
Postar um comentário